Com base em dados de visitação de mais de 160 milhões de usuários em 40 mil sites do mundo todo, a Net Applications compila todo mês gráficos de market share de sistemas operacionais e navegadores, os quais destacamos no MacMagazine.
Hoje, a empresa liberou estatísticas referentes a outubro de 2010 [veja aqui as de setembro], revelando que, embora tenha ganhado terreno nos Estados Unidos, o Mac perdeu mundialmente.
Em agosto, o sistema operacional da Apple tinha 11,2% nos EUA; passou para 11,32% em setembro e está agora com 11,41%.
Todavia, mundialmente ele voltou a cair para baixo dos 5%:
O Windows subiu ligeiramente, de 91,08% para 91,12%, enquanto o Mac foi de 5,03% para 4,98%. O iOS subiu de 1,18% para 1,25%, o JavaME caiu de 0,95% para 0,92% e o Linux permaneceu praticamente estável, pulando um décimo, de 0,85% para 0,86%. Por fim, algo curioso: o Symbian OS foi chutado pra fora pelo Android, que surge com 0,27%.
Somadas, as plataformas da Apple totalizam agora 6,23% (de 6,21% no mês passado).
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Em browsers o software do Google mais uma vez disparou:
O Internet Explorer caiu de 59,65% para 59,26%, junto do Firefox, que foi de 22,96% para 22,82%. O Chrome pulou de 7,98% para 8,47%, enquanto o Safari também ganhou terreno, indo de 5,27% para 5,33%. Opera e Opera Mini mais uma vez fecham o gráfico, agora com 2,28% e 0,95%, respectivamente (de 2,39% e 0,97%).
A Net Applications destacou este mês, porém, mais um comportamento interessante de atualizações do Chrome:
Tal como ocorreu na transição da sua versão 5 para a 6, da 6 para 7 praticamente todos os usuários estavam atualizados em menos de duas semanas. A “vida útil” do Chrome 6 não passou de dois meses.