O melhor pedaço da Maçã.

Navegador Vivaldi ganha grupos de abas e funções macro

Recursos muito bem-vindos para power users

O Vivaldi pode não estar entre as primeiras opções de quem busca uma nova opção para navegar na internet, mas o browser vem, pelas beiradas, conquistando seu grupo de adeptos com uma série de recursos interessantes. Hoje, duas novas funcionalidades foram anunciadas para a versão 4.1 do navegador.

Publicidade

A primeira delas é a nova forma de agrupamento de abas. Agora, usuários podem escolher entre várias formas de trabalhar com as abas abertas na sua janela: além das versões já existentes, a compacta e a de dois níveis, é possível também agrupar as guias em “sanfonas” — basta selecionar várias abas, juntá-las no mesmo grupo e minimizá-las num único ícone.

A novidade é interessante para todo mundo que, num piscar de olhos, tem trocentas abas abertas ao mesmo tempo e não consegue se organizar. Com os grupos de abas, é possível concentrar páginas relacionadas e focar no que realmente importa a cada instante da sua tarefa ou navegação.

A segunda novidade do dia é o suporte a funções macro — ou, como o Vivaldi prefere chamar, as cadeias de comando (command chains). Trata-se de um recurso parecido com o que a Apple oferece nos Atalhos do iOS: aqui, você pode combinar as mais de 200 funções e comandos do Vivaldi em “receitas” especiais, que podem ser ativadas com um atalho de teclado.

As ações são executadas automática e sequencialmente, economizando um bocado de tempo para usuários que fazem tarefas repetidas ou complexas.

O Vivaldi 4.1, que já está disponível para download, traz ainda outras melhorias silenciosas e correções de bugs. O navegador possui versões para macOS, Windows e Linux.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conceito se inspira no Mapas para “consertar” Safari do iOS 15

Próx. Post

Oferta: iPhone 12 com 35% de desconto!

Posts Relacionados