Após o sucesso repentino do Clubhouse, diversas empresas correram atrás do prejuízo e lançaram cópias recursos de salas de áudio parecidos. O Spotify, por exemplo, nos trouxe o Greenroom, um app com essa mesma funcionalidade.
Alguns meses após o lançamento, parece que a investida do Spotify nesse mercado não está saindo conforme o esperado. Dados coletados pela Sensor Tower revelaram que o Greenroom teve cerca de 141 mil downloads na plataforma iOS. Para efeito de comparação, o Clubhouse hoje tem 30,2 milhões de instalações totais — 18,7 milhões delas no iOS.
Vale notar que os downloads do Greenroom incluem também os do Locker Room — o app adquirido pelo Spotify que serviu de base para a criação do concorrente do Clubhouse.
Dados do Google Play indicam que o Greenroom foi instalado mais de 100 mil vezes no Android, mas a Sensor Tower ainda não pôde confirmar esse número.
Outros aplicativos de áudio importantes incluem o Airtime, com 14,3 milhões de instalações no iOS e no Android; e há, também, o Spoon, com 27,3 milhões de instalações totais.
O lançamento do Greenroom, no mês passado, parece ter atraído apenas uma pequena fração da base de usuários do Spotify, o qual tem cerca de 365 milhões de usuários ativos por mês.
Pode ser que o lançamento de opções parecidas por grandes empresas — como o Stage Channel (do Discord), o Facebook Live Audio Rooms e o mais conhecido, o Twitter Spaces — tenham contribuído para o relativamente baixo número de downloads da alternativa do Spotify.
Veremos se o Greenroom e outros apps parecidos com o Clubhouse sobreviverão ao teste do tempo…
Desculpe, app não encontrado.
via TechCrunch