O melhor pedaço da Maçã.

Apple Glasgow é a primeira loja britânica a se sindicalizar

Apple Store em Glasgow, Escócia

Em junho deste ano, a Apple Glasgow (na Escócia) estava dando os primeiros passos rumo à sindicalização. Na ocasião, os trabalhadores da loja afiliaram-se ao sindicato GMB Scotland e entraram com um pedido de reconhecimento voluntário da união endereçado à Apple.

Publicidade

Hoje, a história finalmente teve mais um desenrolar: o sindicato foi voluntariamente reconhecido pela Apple. Dessa forma, a Apple Store da Buchanan é a primeira no Reino Unido a se sindicalizar, após uma alta votação em favor desse movimento. Segundo representantes, a negociação com a empresa também foi positiva, como informou o The Herald.

“Essa é absolutamente uma votação histórica e é um tributo ao trabalho duro de ativistas e trabalhadores da Apple Glasgow”, disse John Slaven, organizador da GMB. “A votação é impressionante em termos do tamanho da maioria, na medida em que os trabalhadores falaram com uma voz clara e esmagadora”, acrescentou.

A Apple já reconhecia sindicatos na França e na Suécia; essa sindicalização sem dúvidas estimula que a outra loja escocesa, bem como as demais no Reino Unido, busquem o mesmo num futuro próximo. A prioridade do sindicato continua a mesma de quando entraram com o pedido: aumentar o salário de £12 por hora (cerca de R$70).

Publicidade

Essa é uma votação histórica e é um tributo aos trabalhadores majoritariamente jovens e que deixaram claro que veem a sindicalização com a GMB como o único jeito de melhorar o trabalho e construir um ambiente de trabalho mais justo. E esperamos construir uma relação produtiva com a Apple em Glasgow.

Louise Gilmour, secretária escocesa da GMB.

A Apple, por sua vez, disse que se compromete há muito tempo em proporcionar uma boa experiência para seus consumidores e funcionários. A empresa adicionou, ainda, que é uma das varejistas que paga salários mais altos na Escócia, bem como que vem regularmente melhorando os benefícios dados à equipe.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jony Ive fala sobre Steve Jobs, inovação e futuro em perfil do WSJ

Próx. Post

Nova Apple TV 4K terá transição rápida entre taxas de quadros

Posts Relacionados