O que não faltam na App Store são apps que fazem acompanhamento/rastreio de encomendas, mas desde que me mudei para Portugal ainda não tinha ido atrás de um que fosse realmente internacional.
Venho então testando há alguns dias o Parcel, que até chegamos a comentar rapidamente num post de anos atrás, mas que brilha por cumprir o que se propõe com extrema simplicidade.
A screenshot acima mostra o Parcel rodando num iPad, mas ele está todo integrado ao ecossistema Apple: roda em iPhone, Apple Watch e também tem uma versão para Mac. Se necessário, dá até mesmo para acessar a sua conta por uma interface na web.
A melhor parte é que o Parcel suporta mais de 300 empresas de entrega em todo o mundo, incluindo DHL, FedEx, TNT, UPS, USPS, Royal Mail e China Post. No Brasil, ele suporta Correios, Amazon, Loggi e Jadlog; em Portugal, suporta CTT, Chronopost e DPD. A lista é grande!
A interface do aplicativo é bastante simples e, ao adicionar uma encomenda, ele tenta automaticamente identificar qual a operadora correspondente. Depois, é só dar um nome a ela e, a partir daí, você vai acompanhando cada estágio do trajeto (inclusive com uma visão no mapa, o que é bem bacana) até a sua entrega, podendo receber notificações push de cada passo.
O Parcel pode ser baixado gratuitamente na [Mac] App Store e aceita até três encomendas. Se quiser acompanhar mais do que isso e habilitar os pushes, sua assinatura custa apenas R$17 anuais.
dica do Everson Siqueira