Depois de passar alguns meses testando o novo recurso, finalmente o app do Twitter para iOS ganhou suporte ao “Iniciar sessão com a Apple” (“Sign in with Apple”).
Agora, portanto, usuários poderão criar uma conta na rede social sem muita burocracia apenas usando seu ID Apple e autenticando com a biometria do seu dispositivo (Face ID ou Touch ID).
Agora, ao fazer login ou se inscrever para participar da conversa no Twitter, você tem a opção de usar:
⬛ Sua Conta do Google no aplicativo e na web
⬛ Ou seu ID Apple no iOS e, em breve, na web
Os testes foram vazados pela pesquisadora Jane Manchun Wong no mês passado e, da forma como foi implementado, é possível apenas criar uma nova conta na plataforma. Desde o ano passado, vale lembrar, a Maçã permite que apps e sites atualizem uma conta já existente para o “Iniciar sessão com a Apple”, mas não é o caso do Twitter ainda.
A rede social só conseguiu implementar o recurso agora porque no iOS todos os desenvolvedores que usam serviços de logins de terceiros são obrigados a suportar o sistema de login da Apple. Por isso, o app para iPhones, iPads e Mac recebeu o suporte para o “Inscrever-se com o Google” simultaneamente ao da Maçã.
O “Iniciar sessão com a Apple” foi lançado em 2019 e, para usá-lo, é preciso ter a autenticação de dois fatores (em inglês, two-factor authentication ou 2FA) ativada. Com essa função, é possível acessar apps e sites de forma mais segura usando o seu ID Apple em todos os seus devices da Apple. 🧑🏻💻