Desde a primeira geração do iPad, lançada em 2010, a Apple oferece diversas opções de armazenamento e duas de conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular.
Mas afinal de contas, quais são as diferenças entre as duas versões e o que você precisa se atentar antes de comprar uma delas? Será que vale a pena gastar um pouco mais para comprar o modelo com conectividade celular? É o que tentaremos responder por aqui, a seguir. 😀
iPad Wi-Fi
Os modelos “menos caros” dos iPads contam apenas com conexão Wi-Fi. Isso quer dizer que, para se conectar à internet e usar basicamente todos os recursos do tablet, você precisará estar conectado a uma rede Wi-Fi.
Isso, porém, não quer dizer que você não possa se conectar de outras formas. Uma “gambiarra” que muitos usam para economizar na compra de um iPad é usar o seu iPhone (ou qualquer outro smartphone compatível) como um roteador, ou seja, compartilhando a sua internet móvel para usar no tablet.
iPad Wi-Fi + Cellular
Como o próprio nome deixa claro, essas versões do iPad contam com a possibilidade de se conectar às redes móveis de operadoras. Até o iPad de terceira geração, o tablet da Apple podia se conectar apenas a redes 3G.
A partir do iPad de quarta geração e do iPad mini, a velocidade de conexão nesses modelos passou a ser maior, usando as redes 4G das operadoras. A partir dos iPads Pro de 11″ (terceira geração) e de 12,9″ (quinta geração), essa velocidade ficou ainda mais expressiva, já que eles conseguem se conectar a rede 5G.
Além de possuir um slot para cartão SIM (o bom e velho chip da operadora), os modelos mais recentes contam também com um eSIM (chip eletrônico), facilitando o processo de configuração e uso da rede celular no tablet.
É de graça?
Como você pode imaginar, não. Para usar uma rede celular, você precisará contratar um plano de dados na sua operadora, com preços que variam muito de acordo com a quantidade de dados contratada.
Mais diferenciais
Além da conexão celular, os iPads Wi-Fi + Cellular também se diferenciam em outro quesito: a presença de um GPS integrado, para uma navegação mais precisa em aplicativos que fazem uso desse recurso. Até hoje, sabe-se lá por que, a Apple segue incluindo esse componente apenas nessas versões mais caras do tablet… 🤷♂️
Preços
Os iPads equipados com uma conexão celular custam mais do que aqueles dotados apenas de conectividade Wi-Fi. Isso varia muito, de acordo com os modelos e o país em questão.
No Brasil, como não poderia deixar de ser, temos preços nada convidativos para as versões Wi-Fi + Cellular:
- iPad, iPad mini e iPad Air: os preços ficam R$1.600 mais caros do que os modelos Wi-Fi.
- iPad Pro: nesse modelo, a diferença entre o Wi-Fi e o Wi-Fi + Cellular sobe para R$2.000.
E aí, vale a pena?
Dito tudo isso, será mesmo que vale a pena gastar mais para comprar um iPad com conexão celular? Isso dependerá muito do seu uso. Se você está sempre em trânsito e precisa ficar conectado o tempo todo, ele se torna uma opção bem relevante.
Já para aquelas pessoas que usam o iPad apenas em casa ou no trabalho, não há tanta necessidade de conectividade celular embutida. Ainda assim, caso precise utilizar a internet no iPad num momento de deslocamento, basta recorrer ao Acesso Pessoal.
Sem falar, é claro, que você ainda economiza na aquisição do tablet.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-Pro-13-M4,15899.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-Pro-11-M4,12299.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-Air-13-M2,9499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-Air-11-M2,6999.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-mini-A17-Pro,5999.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Tablets/Apple-iPad-10-geracao,3999.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.