O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WhatsApp
BongkarnGraphic / Shutterstock.com

Facebook quer anúncios com base em mensagens criptografadas

A empresa está formando um time de pesquisadores especializados nessa tecnologia

Após muita contestação e objeção às novas medidas pró-privacidade da Apple, em especial ao recurso Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), o The Information indicou que o Facebook estaria trabalhando em uma forma de direcionar anúncios a usuários por meio da análise dos dados criptografados do WhatsApp.

Publicidade

De acordo com a reportagem, a empresa estaria montando uma equipe de pesquisadores especializados em inteligência artificial (incluindo um ex-funcionário da Microsoft) para estudar maneiras de analisar dados criptografados de mensagens do WhatsApp sem, de fato, descriptografá-los.

Caso isso seja possível, o Facebook poderá direcionar anúncios para pessoas com base nas suas mensagens do WhatsApp, mesmo que elas não estejam realmente “sendo lidas”. É bom notar que a pesquisa ainda está em fase inicial, e pode ser que ela não venha realmente a ser viabilizada.

Esse campo específico de pesquisa é chamado de criptografia homomórfica, o qual pode permitir que empresas “leiam” informações de conjuntos de dados criptografados ao mesmo tempo em que preservam a privacidade de usuários, os protegendo contra ameaças de segurança cibernética.

Publicidade

A companhia anunciou diversas vagas de emprego relacionadas a essa área de estudos em seu site, observando que almeja trabalhar com tecnologias de preservação da privacidade enquanto “simultaneamente expande a eficiência dos sistemas de publicidade”.

O Facebook tem sido um ferrenho opositor das novas políticas de privacidade do iOS, e o The Information acredita que essa possa ser a resposta da empresa às crescentes preocupações de grandes companhias em proteger a privacidade de seus usuários — que, em contrapartida, acabam diminuindo o alcance dos anúncios da rede.

Um porta-voz do Facebook negou as alegações e disse ao The Information que é “muito cedo para considerarmos a criptografia homomórfica para o WhatsApp neste momento”.

Publicidade

Enquanto, aparentemente, a Transparência do Rastreamento de Apps vem causando “pânico” em alguns anunciantes, outras empresas não sentiram um impacto muito grande com tal recurso. De qualquer forma, acredita-se que a implementação da ATT tenha diminuído em 20% a receita de anunciantes no iOS, então, é de se esperar que novas formas de direcionar anúncios estejam por vir.

Se, no início do ano, diversas pessoas se angustiaram com a mudança nos termos de privacidade do WhatsApp, imagine como o público reagiria a essa notícia de que o Facebook poderá interpretar, de alguma forma, nossas mensagens para direcionar anúncios — mesmo que sem, de fato, decifrar o seu conteúdo.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Transporte público em tempo real nos Mapas da Apple na Bélgica

Mapas da Apple: Bélgica ganha transporte público em tempo real

Próximo Artigo
App Store Events

Eventos da App Store começam a aparecer no iOS/iPadOS 15

Posts Relacionados