Uma empresa de call center contratada por Apple, Amazon e outras gigantes de tecnologia está supostamente exigindo que seus funcionários sejam vigiados em suas próprias residências. A companhia em questão se chama Teleperformance e tem sede na Colômbia.
Na semana passada, seis funcionários se manifestaram alegando que seus contratos haviam sido alterados para permitir que a empresa os monitorasse durante a jornada de trabalho, haja vista que estão em home office por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Segundo a NBC News, a Teleperformance os estaria forçando a aceitarem essa fiscalização e coagindo a assinarem novos contratos — caso contrário, eles poderiam enfrentar represálias ou até perder seus empregos.
Tudo indica, contudo, que a pressão para aumentar a vigilância doméstica não vem da Apple, mas sim de outras empresas — como a Uber, por exemplo. A companhia alega que os dados coletados eram acessados apenas por funcionários autorizados.
Em comunicado, a Teleperformance afirmou que a análise de vídeo com inteligência artificial está sendo testada em três mercados, e que os funcionários consentiram a coleta biométrica e de dados relacionados a menores.
Tal como o The Guardian apurou, o software verifica as supostas “violações de trabalho” e as envia aos gerentes. Os trabalhadores precisam clicar em um “modo de pausa” para deixar suas mesas e explicar por que pararam de trabalhar. Além disso, eles correm o risco de serem marcados como “ociosos” se não usarem o mouse ou o teclado por um determinado período.
Mark Pfeiffer, porta-voz da Teleperformance, disse que a empresa está constantemente procurando maneiras de aprimorar a experiência para funcionários e clientes, “tendo privacidade e respeito como fatores-chave”.
Em contrapartida, o representante da Apple, Nick Leahy, afirmou que a companhia proíbe o uso de monitoramento de vídeo ou fotográfico por parte de fornecedores e confirmou que a Teleperformance não usa monitoramento para nenhuma de suas equipes (que trabalham para a Maçã).
Leahy disse, ainda, que a empresa auditou a Teleperformance neste ano e não encontrou nenhuma violação de padrões. “Investigamos todas as reclamações e continuaremos a garantir que todos em nossa cadeia de suprimentos sejam tratados com dignidade e respeito”, concluiu.
via 9to5Mac