O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Shutterstock.com
Mulher em um call center

Call center terceirizado da Apple quer vigiar seus funcionários em casa

Uma empresa de call center contratada por Apple, Amazon e outras gigantes de tecnologia está supostamente exigindo que seus funcionários sejam vigiados em suas próprias residências. A companhia em questão se chama Teleperformance e tem sede na Colômbia.

Publicidade

Na semana passada, seis funcionários se manifestaram alegando que seus contratos haviam sido alterados para permitir que a empresa os monitorasse durante a jornada de trabalho, haja vista que estão em home office por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Segundo a NBC News, a Teleperformance os estaria forçando a aceitarem essa fiscalização e coagindo a assinarem novos contratos — caso contrário, eles poderiam enfrentar represálias ou até perder seus empregos.

Tudo indica, contudo, que a pressão para aumentar a vigilância doméstica não vem da Apple, mas sim de outras empresas — como a Uber, por exemplo. A companhia alega que os dados coletados eram acessados apenas por funcionários autorizados.

Publicidade

Em comunicado, a Teleperformance afirmou que a análise de vídeo com inteligência artificial está sendo testada em três mercados, e que os funcionários consentiram a coleta biométrica e de dados relacionados a menores.

Tal como o The Guardian apurou, o software verifica as supostas “violações de trabalho” e as envia aos gerentes. Os trabalhadores precisam clicar em um “modo de pausa” para deixar suas mesas e explicar por que pararam de trabalhar. Além disso, eles correm o risco de serem marcados como “ociosos” se não usarem o mouse ou o teclado por um determinado período.

Mark Pfeiffer, porta-voz da Teleperformance, disse que a empresa está constantemente procurando maneiras de aprimorar a experiência para funcionários e clientes, “tendo privacidade e respeito como fatores-chave”.

Publicidade

Em contrapartida, o representante da Apple, Nick Leahy, afirmou que a companhia proíbe o uso de monitoramento de vídeo ou fotográfico por parte de fornecedores e confirmou que a Teleperformance não usa monitoramento para nenhuma de suas equipes (que trabalham para a Maçã).

Leahy disse, ainda, que a empresa auditou a Teleperformance neste ano e não encontrou nenhuma violação de padrões. “Investigamos todas as reclamações e continuaremos a garantir que todos em nossa cadeia de suprimentos sejam tratados com dignidade e respeito”, concluiu.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Vince Vaughn

"Bad Monkey": Apple TV+ terá série dramática com Vince Vaughn

Próximo Artigo
Rede neural

Apple quer levar recursos contra abuso infantil a apps de terceiros

Posts Relacionados