O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como criar e usar álbuns compartilhados no Fotos [iPhone, iPad e Mac]

App Fotos no iPhone/iPad

O aplicativo Fotos no iPhone/iPad e no Mac, além de simplesmente poder exibir as suas fotos ou vídeos, traz alguns bons recursos.

Publicidade

É possível, por exemplo, criar álbuns compartilhados com outras pessoas, ideal para fotos de uma viagem ou algum outro momento especial. Veja, a seguir, como ativar o recurso e criar um álbum compartilhado pelo iPhone/iPad e pelo Mac.

Requisitos

Lembre-se de fazer o login em todos os dispositivos que quiser usar os álbuns compartilhados com o mesmo ID Apple, de usar o iCloud em todos eles e de mantê-los atualizados (nas versões mais recentes dos seus respectivos sistemas operacionais).

Como ativar e criar um álbum compartilhado no iPhone/iPad

Para ativar esse recurso, abra os Ajustes e toque no seu nome, no topo da tela. Em seguida, vá em iCloud » Fotos e ative “Álbuns Compartilhados”.

Para criar um álbum compartilhado, abra o Fotos e, na aba “Álbuns”, toque no botão “+” (no canto superior esquerdo) e em “Novo Álbum Compartilhado”. Dê um nome para ele e, em seguida, vá em “Próximo” para escolher os contatos com que você deseja compartilhá-lo. Agora, toque em “Criar”. 

Para adicionar novas fotos ao álbum recém-criado, toque nele, no botão “+” e selecione aquelas que desejar. Já se estiver navegando por algum outro álbum, vá até o botão de compartilhar e selecione “Álbum Compartilhado”. Ao selecioná-la, é possível adicionar uma descrição, caso queira. Feito isso, toque em “Publicar”.

Os álbuns compartilhados podem ter até 5 mil fotos/vídeos. Além disso, essas mídias não ocuparão espaço no armazenamento do seu iCloud, então fiquei tranquilo. 😉

Publicidade

Com as fotos ou os vídeos devidamente inseridos, eles estarão disponíveis para todas aquelas pessoas que você tiver compartilhado o álbum. Elas podem, inclusive, curtir as publicações e deixar comentários nelas.

Para remover alguém do álbum compartilhado, acesse o álbum, vá até o botão representado por um boneco (ao lado de “Selecionar”), toque no nome da pessoa e vá em “Remover Assinante”.

Se quiser excluir completamente o álbum, toque nesse mesmo botão representado por um boneco (na parte superior) e vá em “Apagar Álbum Compartilhado”.

Publicidade

Nessa mesma seção, é possível ainda escolher se deseja que qualquer pessoa possa inserir novas mídias, se o álbum ficará visível para todos em iCloud.com (ideal para aquelas pessoas que não têm uma conta no iCloud) e se quer ou não receber notificações de atividades (como curtidas e comentários).

Como ativar e criar um álbum compartilhado no Mac

No Mac, abra o Fotos e, na barra de menus, vá em Fotos » Preferências e na aba “iCloud”, marque “Álbuns Compartilhados”.

Álbuns compartilhados no Fotos do macOS

Para criar um novo álbum compartilhado, passe o mouse em cima de “Álbuns Compartilhados” (na barra lateral) e clique no botão com um símbolo de “+”. Dê um nome para o álbum, convide as pessoas que quiser digitando os nomes ou usando o botão “+” e, se desejar, deixe um comentário. Feito isso, vá em “Criar”.

Você também pode criar um álbum compartilhado selecionando as fotos na sua biblioteca e indo em Arquivo » Compartilhar » Álbuns Compartilhados » Novo Álbum Compartilhado… (na barra de menus) ou clicando no botão de compartilhamento (um quadrado com uma seta para cima), na barra superior do aplicativo) e escolhendo a opção Álbuns Compartilhados » Novo Álbum Compartilhado…

Com o álbum compartilhado devidamente criado, clique nele (na barra lateral). Para adicionar novas imagens/vídeos, selecione “Adicionar Fotos e Vídeos” (na barra superior); feita a seleção, vá em “Adicionar” (no canto superior direito). Você também pode, é claro, clicar e arrastar fotos/vídeos para o álbum compartilhado na barra lateral.

Para curtir ou deixar um comentário numa foto/vídeo, abra a mídia e clique no botão representado por um balão (no canto inferior esquerdo).

Álbuns compartilhados no Fotos do macOS

Se quiser convidar mais pessoas ou remover alguma delas, abra o álbum e clique no botão representado por um boneco (na barra superior). Clique na flecha ao lado do nome da pessoa e selecione “Remover Assinante”. Já para adicionar uma nova pessoa, basta inserir o seu nome na caixa “Convidar Pessoas…”.

Álbuns compartilhados no Fotos do macOS

Nessa mesma seção, você pode escolher se deseja que outros assinantes possam adicionar novas fotos ou vídeos, permitir que o álbum esteja visível para todos no iCloud.com e ativar ou não as notificações de comentários e curtidas.

Para excluir completamente o álbum compartilhado, clique em “Apagar Álbum Compartilhado”, na parte inferior da janela.

Ativar os álbuns compartilhados na Apple TV e em PCs

Além do iPhone/iPad e do Mac, você também pode ativar e visualizar os álbuns compartilhados na Apple TV e até em um PC com o iCloud para Windows instalado.

Veja como fazer:

  • Na Apple TV: vá em Ajustes » Usuários e Contas » iCloud e ative a opção “Álbuns Compartilhados”.
  • Em um PC: primeiro, certifique-se de estar rodando o Windows 7 ou posterior e de ter o iCloud para Windows instalado na máquina. Dito isso, abra o aplicativo e vá em “Fotos”. Clique em “Opções” e verifique se a opção “Álbuns Compartilhados” está ativada. Por fim, vá em “Aplicar”.

Já conhecia e usa esse recurso por aí? 📷

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Organizar abas no Safari

Como organizar as abas do Safari por título ou site [Mac]

Próximo Artigo
App Fotos no iPhone/iPad e no Mac

Como definir uma imagem como capa de álbum no Fotos [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados