O Twitter apresentou hoje uma nova versão tanto para seu site quanto para seus apps que, segundo a empresa, estão mais acessíveis e menos confusos.
Dentre algumas das novidades, que já estão disponíveis, temos a implementação de uma fonte própria (chamada Chirp) e sutis mudanças em determinados elementos, que agora estão com mais contraste.
O grande destaque é, claro, a fonte Chirp, que foi apresentada em janeiro passado como a primeira original do Twitter. Até então, a empresa usava fontes de terceiros, como SF Pro, Roboto e Helvetica Neue.
Além de dar uma identidade visual única, a nova tipografia visa oferecer uma experiência nítida e legível para o uso diário. Por isso, também, o Twitter alinhou todo o texto de idiomas ocidentais à esquerda — o que, segundo a empresa, tornará a leitura mais fácil conforme o usuário “passeia” pela rede social; textos não ocidentais permaneceram inalterados.
Outra mudança diz respeito às cores da plataforma, que foram atualizadas para ter um maior contraste, tal como nos principais botões. Na nova versão, por exemplo, há muito menos azul. Agora, ao usar o tema padrão do Twitter, todos as publicações e itens de navegação aparecem em preto com o fundo branco — até os botões de “Seguir” não são mais azuis.
O redesign também removeu parte da poluição visual na tela, o que o Twitter chamou de “linhas divisórias desnecessárias”. Existem menos fundos cinza e mais espaço para tornar o texto ainda mais fácil de ler.
A companhia afirmou que as mudanças anunciadas hoje são apenas o pontapé inicial para mais atualizações visuais que virão, embora não tenha dado nenhuma pista do que as próximas novidades poderão incluir — apenas que lançaria mais paletas de cores “em breve”.