O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Primakov / Shutterstock.com
iPhone sem bateria

União Europeia quer lei para carregador único em smartphones

No ano passado, a Apple já se opôs à ideia — mas talvez tenha de se adaptar a ela

Não é de hoje que a União Europeia circula a ideia de estabelecer um padrão único de conector para carregamento de smartphones (e outros aparelhos eletrônicos). Em 2009 já havia discussões do tipo (com o apoio da Apple), e nos anos recentes as conversas retornaram — desta vez, vá entender a razão, sem o apoio da Maçã.

Publicidade

Agora, o papo está ficando mais sério: a Comissão Europeia apresentará no próximo mês um projeto de lei para estabelecer o padrão único de conector. Caso aprovado, todas as fabricantes de smartphones precisarão oferecer aparelhos com esse modelo de conexão nos 27 países do bloco econômico.

O Parlamento Europeu votou em peso a favor da ideia no mês passado, citando benefícios ao meio ambiente e a conveniência para os usuários — que não mais precisariam lidar com múltiplos cabos e adaptadores de tomada.

De acordo com uma pesquisa de 2019 encomendada pela Comissão Europeia, o Micro-USB ainda dominava, à época, os conectores de smartphones: metade dos carregadores ainda usavam esse tipo de conexão, contra 29% do USB-C e 21% do Lightning, da Apple. É de se crer que USB-C tenha crescido consideravelmente de lá para cá (e o Micro-USB, retraído).

Publicidade

De qualquer forma, o cenário não é positivo para a Apple, que seria forçada a encontrar uma solução para tornar seus aparelhos “legais” de acordo com a regulamentação — afinal de contas, o possível conector padrão a ser escolhido obviamente não seria o Lightning, baseado em uma tecnologia proprietária da empresa. O USB-C parece ser o candidato mais provável.

A Apple, como notamos anteriormente, se diz contrária à legislação por julgar que algo assim geraria uma grande quantidade de lixo eletrônico num curto período de tempo, além de causar problema para consumidores durante a transição. A empresa também apontou que a indústria já está adotando o USB-C como uma espécie de padrão informal — embora os iPhones e parte dos iPads (ainda?) não tenham abraçado o conector, vale lembrar.

Como a lei está em fase de formulação, não sabemos como serão as normas propostas — o estudo de 2019 propôs cinco soluções para o problema, três delas referentes ao conector do próprio smartphone e duas lidando com o conector da fonte de alimentação.

Publicidade

Veremos, portanto, como isso tudo vai se desenhar.

via Yahoo Finance

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de "macOS Mammoth" por Parker Ortolani

Conceito: macOS "Mammoth" com apps Front Row, Clips, Tempo e mais

Próximo Artigo
Planet Gravity

Promoções na App Store: Planet Gravity, Vislab, Theine e mais!

Posts Relacionados