Tentativas de governos de acessar smartphones contra a vontade alheia não faltam. E, recentemente, um advogado polonês (e frequente crítico do governo do país) agradeceu à Apple por seu forte sistema de criptografia depois que promotores locais não conseguiram invadir seu iPhone.
Roman Giertych e seu cliente foram detidos em outubro de 2020 por conta de um escândalo de corrupção e acusações de lavagem de dinheiro envolvendo cerca de US$23 milhões. Nesse episódio, Giertych teve seu iPhone apreendido.
Apesar de atualmente trabalhar como advogado, Giertych também possui um lado político e, em 2007, atuou como líder do partido político de extrema direita “Liga das Famílias Polonesas”.
Hoje, porém, o advogado publicou no Twitter que seu iPhone lhe foi devolvido sem qualquer sucesso de invasão. Ele disse que nem o Escritório Central Anticorrupção da Polônia e nem a promotoria local conseguiram quebrar a criptografia do dispositivo.
Essa não é a primeira vez que autoridades falham na tarefa de invadir iPhones. Embora existam muitas ferramentas para forçar esse acesso (a mais conhecida delas é a GrayKey), ainda há casos em que isso não é possível.
A Apple, como sempre, recusa qualquer pedido de governos para o desbloqueio de iPhones — algo que, há alguns anos, causou uma bela polêmica com o FBI.
via AppleInsider