O melhor pedaço da Maçã.

App Conecte SUS ganha carteira de vacinação digital

Shutterstock.com
Vacina para a COVID-19

Temos boas novidades relacionadas ao app Conecte SUS, sobre o qual comentamos recentemente — por ele, é possível gerar o seu Cartão Nacional de Saúde (versão digital), para deixar no app Wallet (carteira digital da Apple). Hoje, o governo anunciou boas novas que envolvem diretamente o app.

Publicidade

O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, e isso tem um ótimo motivo por trás: o app desempenhará um papel fundamental no monitoramento da vacinação contra a COVID-19 no país.

Carteira Nacional Digital de Vacinação

Agora, nós temos no aplicativo a Carteira Nacional Digital de Vacinação, a qual permitirá que tanto o próprio usuário quanto profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização no país.

Ao tomar a vacina, quem for cadastrado no sistema terá a dose registrada no app Conecte SUS. A partir daí, será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada e até mesmo o monitoramento de reações adversas. Pelo app a pessoa saberá, também, o dia exato da aplicação de uma possível segunda dose.

Publicidade

É importante que todos contribuam com essas informações. Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis a serem aplicadas. E quando tiver três, quatro ou dez? Se nós não tivermos o controle, o paciente pode tomar a vacina de uma dose tipo A e nós temos que evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B.

Jacson Venâncio de Barros, diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS)

A ideia da Carteira Nacional Digital de Vacinação é ótima: na teoria, o formato permitirá a consulta de todas as vacinas já tomadas (tanto na rede púbica quanto na privada), não se restringindo apenas à vacina contra a COVID-19. Ou seja, é o sonho de não ter mais que se preocupar com as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem ser danificadas e perdidas com a maior facilidade do mundo.

O DATASUS criará, inclusive, um certificado de vacinação em PDF e com validação feita por código QR (para manter a segurança do documento emitido). A carteira de vacinação poderá ser acessada tanto pelo Conecte SUS quanto qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além da carteira de vacinação, o Conecte SUS também mostra também o histórico de atendimentos e internações do paciente, permitindo a consulta de medicamentos e exames realizados — como a própria detecção da COVID-19, por exemplo.

Eu baixei o app e, ao menos por enquanto, não consigo visualizar o meu histórico de vacinação. Outros membros da equipe do MacMagazine também testaram e, igualmente, não conseguiram visualizar.

Publicidade

Quem sabe seja questão de tempo até que tudo apareça, afinal tratam-se de novidades recém-lançadas e que precisam de uma boa integração de informações para que funcione a contento.

Preciso do Conecte SUS para tomar a vacina?

Sobre a vacina contra a COVID-19, vale notar que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso a pessoa não tenha o aplicativo, é só levar um documento de identificação com o número do CPF na hora de ser vacinado — esperando, é claro, ser convocada para isso de acordo com os grupos prioritários.

Publicidade

No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Como se cadastrar?

O app usa o sistema de login gov.br, que dá acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br. O login é o seu CPF, e você obviamente precisa cadastrar uma senha.

Caso você ainda não tenha uma conta gov.br, pode fazer isso pelo próprio app Conecte SUS ou pela página oficial da conta gov.br.

Até o momento, o Ministério da Saúde informou que mais de 8,5 milhões de downloads já foram feitos do app Conecte SUS.


Ícone do app Meu SUS Digital
Meu SUS Digital de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 13.0.0 (180.5 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google ainda evita revelar dados de privacidade de apps para iOS

Próx. Post

Promoções na App Store: Bulb Boy, Pixel Art Pro, Music Theory Pro e mais!

Posts Relacionados