O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp testa melhor qualidade de vídeos, migração por cabo e mais!

Essas são algumas das novidades em testes na plataforma
Foto de Anton no Pexels
WhatsApp

O WhatsApp está testando algumas novas funções que tornariam o app um pouco mais competitivo com o Telegram. As novidades foram descobertos pelo WABetaInfo que, de tempos em tempos, revela recursos escondidos nas versões beta do aplicativo.

Publicidade

Qualidade no envio de vídeos

Enviar vídeos pelo WhatsApp pode ser bem chato, uma vez que a rede comprime os arquivos e eles inevitavelmente acabam perdendo boa parte da sua qualidade original. No entanto, o WABetaInfo descobriu uma opção que permitirá escolher a qualidade do vídeo antes do envio.

Qualidade de envio WhatsApp beta

As opções disponíveis seriam as seguintes:

  • Automático (recomendado): com maior ou menor qualidade, dependendo da sua conexão.
  • Melhor qualidade: com o aviso de que os vídeos “são maiores e podem demorar mais para enviar”.
  • Economia de dados: para compactar ainda mais o arquivo e poupar franquia de internet.

O recurso também foi descoberto na versão de testes do app. Vamos torcer, então, para que ele chegue logo à versão estável do aplicativo.

Migração de dados por cabo

Enquanto nós estamos cada vez mais focados em tecnologias wireless, o WhatsApp está testando uma função que permitiria transferir mensagens de aparelhos Android para iPhones (e vice-versa) a partir de um cabo — algo que não é possível atualmente, de forma alguma.

Publicidade

O vídeo a seguir demonstra a tela de migração das conversas de um iPhone e um Android:

O processo, aparentemente, seria feito usando um cabo Lightning para USB-C. O WABetaInfo, no entanto, não deixou claro com o processo ocorrerá — pode ser que seja necessário o uso de um computador para intermediar o processo, por exemplo.

Publicidade

Até hoje não é possível migrar chats do WhatsApp entre iOS e Android — pelo menos não oficialmente —, já que o iOS usa o backup do iCloud e o Android, o do Google Drive. Sendo assim, quem troca de sistema acaba perdendo todas as mensagens antigas.

É claro que isso tudo seria evitado se o WhatsApp fosse baseado na nuvem, como é o Telegram. Mas, pelo menos, o cabo seria uma alternativa para esse processo. A novidade deverá ser disponibilizada aos testadores da versão beta no futuro.

Fotos temporárias

Depois das mensagens que desaparecem após 24 horas, parece que o mensageiro também está considerando fazer algo parecido com o envio de fotos — nesse caso, porém, elas desapareceriam logo após serem visualizadas, com a opção “Ver uma vez” (bem parecido com as mensagens diretas do Instagram).

Ver uma Vez WhatsApp
Essa foto está configurada para ser visualizada uma vez.
Visando maior privacidade, essa foto desaparecerá depois que for fechada.

As fotos e os arquivos marcados com essa opção expiram logo após serem vistos, mas é bom saber de algumas coisas antes de enviar essas mídias temporárias.

  • O WhatsApp não notificará prints de tela nos chats, então você não saberá caso alguém capture a sua imagem temporária.
  • Se você desabilitar a confirmação de leitura, o destinatário ainda verá se você abriu o conteúdo, mas você não poderá ver quando o destinatário abrir o seu.
  • Em grupos, você pode ver quando outros participantes abrem fotos que estão expirando, mesmo com a confirmação de leitura desativada.
  • Assim como nas mensagens em grupos, você também terá a opção de conferir quem abriu sua mídia em “Informações da mensagem”.
  • Contatos bloqueados que estejam em grupos em comum com você poderão acessar as fotos ou vídeos enviados com o “Ver uma vez”.
  • Pessoas que ainda não possuem o recurso conseguem receber conteúdo personalizado para expirar, mas não tem a opção de enviar da mesma forma.

Em testes desde março, a novidade ainda está sendo liberada aos poucos e, por enquanto, apenas para os usuários Android. Uma versão para iOS também deverá chegar em breve.

Ver uma Vez WhatsApp

Caso a função já esteja disponível para você, haverá um ícone novo com o número um próximo à seta de envio da imagem — quando ativado, o ícone fica destacado, confirmando que o arquivo de mídia só poderá ser visualizado uma vez no WhatsApp.


O mensageiro tem introduzido cada vez mais novidades para competir com o Telegram. Recentemente, a rede começou a testar uma nova interface para o envio de áudios e o seu CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. confirmou que o suporte a múltiplos dispositivos está chegando.

Agora, basta torcer para que essas outras novidades sejam logo liberadas a todos.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Store passa a permitir apps de venda/entrega de maconha

Próx. Post

MacMagazine no Ar #431: betas públicas, iPads com telas maiores, novos AirPods Pro em 2022 e muito mais!

Posts Relacionados