Mais um dia, mais novidades no Twitter.
Hoje, especificamente, são duas: uma destinada a desenvolvedores e outra para o público geral, mas ainda em fase de testes. Vejamos!
API para Spaces
Depois de um período deveras turbulento, o Twitter tem dedicado muitos esforços a “consertar” a sua nova API e fazer com que ela atenda satisfatoriamente a desenvolvedores, pesquisadores e acadêmicos. Pois agora, a rede anunciou que incluirá endpoints dos Spaces, suas salas de áudio semelhantes ao Clubhouse, na API.

Com a novidade, desenvolvedores poderão incluir os Espaços nas suas criações e permitir que usuários interajam com o recurso — seja descobrindo salas de conversa do seu interesse, juntando-se às conversas desejadas ou ativando notificações para Spaces agendados.
Para as próximas atualizações da API, a equipe do Twitter pretende oferecer ainda ferramentas para desenvolvimento específico de lembretes dos Spaces e de outras ferramentas para os anfitriões das conversas. Mais detalhes sobre a novidade podem ser conferidas aqui.
Botão para denunciar conteúdo enganoso
Já do lado dos usuários, o Twitter anunciou que começou a testar um novo tipo de botão de denúncia. A ideia, aqui, é que usuários possam denunciar tweets que pareçam enganosos ou suspeitos.
A diferença em relação às ferramentas de denúncia existentes hoje é que, atualmente, você só pode denunciar um conteúdo por spam, conteúdo abusivo ou nocivo, ou outros aspectos “concretos”, que requerem análise imediata do Twitter.
Estamos analisando se esta é uma abordagem efetiva, por isso o início lento. Pode ser que nós não apliquemos ações e não podemos responder a cada denúncia no experimento, mas suas interações nos ajudarão a identificar tendências para que possamos melhorar a velocidade e a eficiência do nosso trabalho maior contra a desinformação.
Com a denúncia de tweets suspeitos, a rede não necessariamente analisará aquele conteúdo na primeira denúncia — em vez disso, o botão servirá para que a plataforma monitore tendências e, com isso, aja em situações nas quais seja apropriado marcar o conteúdo como falso ou enganoso.
É provável, inclusive, que os testes estejam relacionados aos selos de conteúdo enganoso descobertos por Jane Manchun Wong há alguns meses.
De qualquer forma, a ferramenta começará sendo testada com um número pequeno de usuários nos Estados Unidos, na Austrália e na Coreia do Sul. Caso o experimento dê certo, é possível que vejamos sua expansão definitiva para o resto do mundo.