A equipe do Pixelmator anunciou hoje algumas novidades para a versão 2.1.3 do seu famoso editor de fotos para desktop. O grande destaque da atualização é a melhoria no suporte a arquivos importados do Adobe Photoshop.
De acordo com a publicação, ler, abrir e gravar arquivos PSD agora está mais rápido e não apresenta mais falhas. A empresa disse que todo o mecanismo foi reescrito do zero e que o projeto levou quase um ano para ser concluído. Agora, ele utiliza a linguagem Rust, bastante elogiada justamente por ser segura e prática.
Antes da atualização, as camadas de forma dos PSDs eram abertas como camadas de imagem no Pixelmator Pro. Contudo, na nova versão elas serão abertas como formas vetoriais e terão sua compatibilidade com outros apps ainda mais aprimoradas ao serem exportadas.
A versão 2.1.3 também passou a suportar arquivos PSB (PSDs muito grandes) e TIFF em camadas, melhorou o suporte para efeitos, camadas de texto e até algumas camadas de ajuste (como Saturação, Exposição, Inversão e Misturador de canais).
Outra melhoria que a nova versão traz é a otimização de PSDs que serão exportados para aplicativos profissionais da Apple, como Final Cut Pro e Motion. De acordo com eles, isso foi necessário porque o app agora suporta alguns recursos mais avançados que os aplicativos da Maçã não suportam.
A atualização está disponível para todos os usuários, é gratuita e já pode ser instalada pela Mac App Store. 😉