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Apple negou reembolso de £1,1 mil em compras acidentais na App Store

O reembolso só foi concedido após a intervenção de uma colunista do The Guardian
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App Store

A Apple tem uma política bem funcional e amigável em relação a reembolsos de apps e compras internas feitas na sua plataforma — recentemente, inclusive, nós publicamos um vídeo explicando direitinho como realizar o processo, caso você tenha feito alguma compra por engano ou se arrependido de alguma aquisição.

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No geral, não há dores de cabeça neste sentido.

YouTube video

Digo “no geral” porque, bom… dores de cabeça são um bom termo para descrever a situação de uma usuária do condado de Berkshire, na Inglaterra. Ao The Guardian, ela relatou seu imbróglio, que causou um prejuízo de mais de £1.100 (cerca de R$8.100) — e a Apple negou o reembolso do valor.

A usuária, identificada apenas como CS, relatou que sua irmã — que tem deficiências de aprendizado — fez uma série de compras em aplicativos de colorir e de palavras cruzadas no seu iPad ao longo de quatro semanas. A maior parte das compras foram aquisições repetidas de pacotes (bundles) dentro desses aplicativos, e em boa parte dos casos, os itens sequer foram baixados ou utilizados.

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CS explicou que sua irmã não tem uma compreensão da ideia de dinheiro ou de como funcionam compras internas. Até o ano passado, era o marido da irmã que administrava sua finanças, mas o homem morreu recentemente — com isso, a usuária acabou ficando vulnerável a essas “armadilhas”, infelizmente tão comuns na App Store.

O problema foi publicado como parte da coluna de Anna Tims, colunista de proteção ao consumidor do The Guardian. Ao ler o relato da usuária, Tims entrou em contato com a Apple e explicou a situação — só então a Maçã concordou em restituir o valor gasto no incidente, afirmando que estaria abrindo uma “exceção única”.

Tims aconselhou, ainda, que a usuária ative as opções de controle parental do ecossistema da Apple — e, como de costume em relação a usuários dependentes, monitore sua atividade constantemente e analise que aplicativos estão sendo baixados.

Que bom que, neste caso específico, tudo ficou bem no final — mas todo cuidado é pouco.

via PhoneArena

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