Sem citar qualquer detalhe, a Bloomberg Businessweek afirmou que executivos da Apple planejam destacar as capacidades educacionais do iPad no evento de amanhã, segundo uma pessoa por dentro do assunto.
Conforme já discutimos aqui no site, faz todo sentido. Tudo leva a crer que veremos um iBooks 3.0 chegando com novos recursos/funcionalidades, assim como um iPad menor e mais barato. Isso tudo cria um ecossistema ainda mais atraente para escolas e universidades, já que iPads são mais práticos, mais leves, mais interativos e mais atraentes do que livros didáticos físicos, notebooks e outras possíveis ferramentas educacionais.
Contudo, falando especificamente deste mercado, o preço é um fator importantíssimo. Os últimos rumores dizem que o modelo de entrada do “iPad mini” custará US$330 nos Estados Unidos, mas muitos acreditam que o novo gadget chegará com um preço mais atraente.
O analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, estima o custo de produção do “iPad mini” entre US$195 (modelo Wi-Fi, 16GB) e US$254,50 (Wi-Fi + Cellular, 64GB). Levando em consideração estes valores — e sabendo que a margem de lucro da empresa na linha iPad não é tão grande se comparada a outros produtos —, a Apple poderia comercializar o modelo de entrada por US$300, o que sem dúvida seria ótimo para instituições de ensino.
Em uma nota relacionada, Kuo afirma também que o “iPad mini” será responsável por uma grande mudança na indústria, já que ele seria o primeiro a utilizar a tecnologia touchscreen GF2 (GF Ditto), a qual permitirá que o aparelho seja 18% mais fino que o iPad de terceira geração.
[via TechCrunch; AppleInsider: 1, 2]