O melhor pedaço da Maçã.
App Mensagens no iPhone

Ativistas do Bahrein têm iPhones invadidos por spyware Pegasus

Um novo relatório do Citizen Lab aponta que nove ativistas do Bahrein (no Oriente Médio) tiveram seus iPhones invadidos pelo governo local com a ajuda do spyware Pegasus, desenvolvido pelo israelense NSO Group.

Publicidade

O ataque expôs uma vulnerabilidade até então desconhecida no iMessage, a qual permitiu que o Pegasus fosse instalado nos iPhones afetados. Não está claro, no entanto, se a falha é a mesma já descoberta há alguns meses ou se essa é uma nova vulnerabilidade — visto que os ataques ocorreram entre o fim de 2019 e começo deste ano.

Não obstante, isso representa um risco por dois motivos: primeiramente, a invasão ocorreu com sucesso mesmo com a ultima versão do iOS disponível na época (o iOS 14.4), bem como na versão 14.6, lançada em maio. Em segundo lugar, mesmo o recurso BlastDoor, introduzido pela Apple no iOS 14 para mitigar dados maliciosos no iMessage, não foi capaz de deter o ataque. Por conta disso, os pesquisadores chamaram a invasão de “ForcedEntry”.

Os pesquisadores informaram a Apple sobre a falha, mas ainda não há informações se isso já foi corrigido ou não — embora a atualização 14.7.1 do iOS possa ter corrigido uma possível brecha do iMessage. Um porta-voz da Apple disse que o BlastDoor era “apenas parte de seus esforços para proteger o iMessage, com mais defesas incluídas no lançamento do iOS 15”.

Publicidade

O NSO Group disse que investigaria as denúncias, mas acrescentou: “O fato de o Citizen Lab mais uma vez ter escolhido informar a mídia em vez de nos informar construtivamente o suposto uso indevido [da ferramenta Pegasus] demonstra que eles estão mais preocupados em marcar pontos de Relações Públicas do que genuinamente tentar melhorar a segurança pública.”

O NSO Group declarou anteriormente que “não é responsável pelas ações de seus clientes” e que pode “retirar o acesso a seus produtos se descobrir que a tecnologia está sendo mal utilizada”.

via Forbes

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suposta case dos “iPhones 13” revela detalhes do novo design [atualizado]

Próx. Post

“M1X”: MacBooks Pro de 14″ e 16″ terão o mesmo desempenho

Posts Relacionados