A Fitbit (subsidiária do Google desde o início do ano) não reina mais no mundo dos vestíveis como nos seus áureos tempos, mas ainda tem um catálogo bem interessante de produtos — especialmente para quem não está com os dois pés no ecossistema da Apple ou não precisa dos recursos extras de um Apple Watch.
Hoje, a fabricante apresentou sua mais nova arma: o Fitbit Charge 5, uma fitness band com uma série de atributos interessantes e um preço atraente: US$180 nos Estados Unidos — 20 dólares mais barato que o Apple Watch Series 3, produto mais acessível na linha atual da Maçã (e já bem defasado).

Por esse valor, o consumidor leva para casa um painel OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. sensível ao toque com opção de tela sempre ativa — é o primeiro dispositivo da Fitbit com esse recurso. O display é 2x mais brilhante do que o do Charge 4, podendo chegar a 400 nits, mas a tela sempre ativa tem um efeito drástico na bateria: com o recurso desligado, o dispositivo dura sete dias longe da tomada, mas ao ligá-lo, essa estimativa cai para apenas dois dias.

De qualquer forma, a lista de recursos vai além. Temos todos os sensores usuais (de frequência cardíaca e temperatura, por exemplo), mas o Charge 5 inclui também um monitor próprio de ECG, um oxímetro e um mais inusual, de EDA (Atividade Eletrodérmica) — com ele, é possível checar o nível de suor das suas mãos e fazer um monitoramento do seu estresse, com recursos específicos para acalmar um usuário que esteja num momento particularmente difícil.

O design do dispositivo, por sua vez, está 10% mais fino em relação ao Charge 4 e traz um visual mais arredondado e amigável. A parte ruim é que as pulseiras das versões anteriores do tracker não são compatíveis com o novo modelo.

O Fitbit Charge 5 integra-se a smartphones Android e iPhones (ao contrário dos novos relógios da Samsung, vale notar) e é capaz de exibir notificações e outros dados básicos do seu aparelho. Não espere, entretanto, nada perto do nível de integração que um Apple Watch oferece com os smartphones da Maçã.
O novo dispositivo da Fitbit já está em pré-venda no site da fabricante, com previsão de entrega para o outono do hemisfério norte.
Notas de rodapé
- 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.