Lá se vão nove meses desde que a Apple introduziu o Programa para Pequenos Negócios da App Store, que reduziu pela metade as taxas da loja cobradas a desenvolvedores menores. Pois hoje, a Maçã anunciou um programa parecido para o Apple News — só que, desta vez, o foco não é somente nos pequenos produtores.
O chamado News Partner Program (Programa para Parceiros do News) também reduzirá a taxa da plataforma para 15% para parceiros selecionados e tem como objetivo apoiar a — tão abalada — indústria jornalística, valorizando publicações de renome e com altos índices de confiabilidade… que estejam dispostas a seguir uma série de determinações da Apple, claro.
Podem participar do programa produtos noticiosos que publiquem seu conteúdo no Apple News Format (ANF), o formato proprietário da Maçã que “permite uma experiência de leitura excepcional no News e desbloqueia todos os benefícios da plataforma para publicações”, com suporte a mídias, formatos interativos e publicidade — vale notar que, desde o início, as publicações ficam com 100% da receita de publicidade gerada dentro do Apple News.

O programa não é aberto para qualquer um que queira participar, entretanto: os participantes precisam ter “um canal de notícias robusto no Apple News” na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido (os países onde a plataforma está disponível atualmente). Para publicações baseadas fora destas regiões, é preciso compartilhar seu conteúdo por meio de um feed RSS.
Os parceiros que aderirem o programa passarão a pagar uma taxa de 15% nas compras internas e assinaturas feitas pelos usuários dentro do News ou nos seus próprios aplicativos — metade dos 30% cobrados usualmente.
Como parte dos anúncios do dia, a Apple também fez um novo compromisso de apoio a três organizações sem fins lucrativos dedicadas a programas apartidários e independentes de pensamento jornalístico crítico: o News Literacy Project (NLP), a Common Sense e o Osservatorio Permanente Giovani-Editori. O News Partner Program fará também colaborações a outros grupos ao redor do mundo para diversificar a cobertura jornalística e as redações de publicações em todo o planeta, com projetos específicos sendo anunciados posteriormente.