Quem tem um pouco mais de proximidade com o mundo dos games certamente já ouviu falar em Myst, o clássico dos puzzles lançado inicialmente para o sistema do Macintosh em 1993 — e posteriormente levado a uma série de plataformas, como o PC, o PlayStation, o Xbox e alguns consoles da Nintendo. Agora, ele está “voltando para casa”, digamos assim.
A nova versão de Myst chegou para o macOS já devidamente otimizada para Macs com o chip M1, mas também roda perfeitamente em computadores Intel. No Apple Silicon, o jogo tira proveito da API Metal 2.1 e oferece modelos, texturas e efeitos de luz mais precisos, com a capacidade de rodar o jogo a 4K sem grandes dificuldades. A performance no M1 é 50% superior em relação a outros sistemas, sem impactar na qualidade gráfica.
O jogo, vale notar, foi reescrito do zero para esta nova edição (que também conta com versões para Windows e para dispositivos de realidade virtual), mas mantém a mesma mecânica, jogabilidade e história do original.
Para quem está ouvindo falar em Myst agora, trata-se de uma aventura ambientada na misteriosa ilha homônima. Sua missão é explorar o lugar para descobrir a história da ilha, resolvendo quebra-cabeças e coletando itens para cumprir seu objetivo e escapar do local.
Apesar do respeito ao jogo original, a nova versão de Myst traz também algumas novidades, como uma série de recursos de acessibilidade, a opção de capturar telas do jogo durante a aventura e adaptar o nível de gráficos de acordo com a sua máquina e as suas necessidades.
Myst pode ser adquirido na Mac App Store por R$170, e também está disponível em lojas virtuais como a Steam e a Epic Games Store. Boa diversão!