O Instagram está aumentando seus esforços para tornar as pesquisas dos usuários mais intuitivas. A rede social anunciou ontem que está experimentando mudanças que permitem a busca de conteúdos com base no que é popular, em vez de apenas nomes de contas ou hashtags.
Todos nós sabemos que, desde o seu lançamento, a seção de pesquisa do Instagram é um tanto quanto… básica demais — se é que podemos chamar assim. Por exemplo: se você pesquisar “cachorrinhos”, a plataforma retorna somente resultados para perfis ou hashtags específicas.
A partir daí, você tem que pular de seção em seção para realmente encontrar os conteúdos que deseja. Com a atualização, a busca por conteúdos temáticos no Instagram ficará similar à do Pinterest e à do TikTok, com uma grade de fotos e vídeos que mais se relacionam ao assunto.
Em um vídeo publicado ontem no Twitter, Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse: “Temos experimentado o que chamamos internamente de pesquisa de interesse.”
Ele acrescentou que, no momento, a equipe da plataforma está “focada em obter resultados de pesquisa de palavras-chave corretos em inglês” e adicionará suporte a outros idiomas “no futuro”.
Portanto, ainda não está claro quando o novo sistema de busca estará disponível para todos usuários. Em alguns testes, nós conseguimos obter bons resultados; por enquanto, não há sinal de suporte ao português.
via The Verge