O melhor pedaço da Maçã.
Siri em português na Apple TV

O que a “nova” Siri consegue fazer (e o que não consegue) no iOS 11.3 e no tvOS 11.3

A Apple finalmente atualizou os seus sistemas operacionais hoje e nós, brasileiros, ganhamos um bônus bastante interessante: a Siri tornou-se mais inteligente para nós.

Publicidade

Além de começar a dar resultados de futebol, ela também chegou à Apple TV (no nosso idioma) e agora é capaz de realizar buscas no conteúdo da iTunes Store e de algumas plataformas de streaming — tudo isso graças à integração com o app TV, que também está fazendo sua estreia em território nacional.

Entretanto, nem tudo ainda está claro: afinal, o que essa “nova” Siri é ou não capaz de fazer? Onde será que ela escorrega? Será que ela conseguirá ultrapassar a barreira do idioma e entender perguntas com termos em duas línguas diferentes? Nada temam: todas essas perguntas serão respondidas a seguir.

Informações sobre futebol

Na lista de novidades do iOS 11.3, a Apple deixa bem claro que as informações que a Siri consegue capturar referem-se somente ao Campeonato Brasileiro (Série A) — ou seja, ao menos até mês que vem, o recurso será mais ou menos inútil para basicamente todo mundo. Nem a Copa do Brasil, a Libertadores e os campeonatos estaduais (que já estão terminando, é verdade) estão incluídos no recurso. Então, se você perguntar sobre a última partida do seu time, a assistente voltará a dezembro do ano passado para lhe dizer o resultado do jogo referente à ultima rodada do Brasileirão 2017.

Siri dando resultados do Campeonato Brasileiro no iPhone

Isso, é claro, se você torcer para um dos 20 times da primeira divisão — se o seu clube não está na elite do futebol brasileiro, ele é inexistente para a Siri… ao menos por enquanto.

Siri dando resultados do Campeonato Brasileiro no iPhone

Dito isso, a assistente até está com um grau razoável de inteligência nos assuntos futebolísticos. Você pode perguntar a ela sobre os resultados do seu time, informações sobre a próxima partida, escalação e classificação do campeonato. Seria interessante ver a Apple expandir essa cobertura para outros campeonatos e times, mas ao menos é um bom começo.

Siri na Apple TV

Novidades da Siri na Apple TV

Assim como na parte futebolística, as habilidades da Siri no campo da televisão ainda não são particularmente amplas, mas já quebram um galho. Aqui, as limitações são basicamente as mesmas do app TV (até porque os dois basicamente trabalham em conjunto), ou seja: você só poderá pesquisar por conteúdos da iTunes Store e dos cinco serviços de streaming suportados pelo aplicativo: Globo Play, PlayKids, HBO GO, Amazon Prime Video e Mubi. Assim como o resto do mundo, a Netflix está fora da jogada (e não dá nenhum sinal de que vai mudar de ideia).

Siri em português na Apple TV

Tendo isso em mente, o leque de possibilidades é até bem amplo. Você pode pedir à Siri para assistir a algo específico (por exemplo, “quero assistir a ‘Os Caçadores da Arca Perdida'”) ou solicitar sugestões (“me mostre os melhores filmes de aventura” ou “quero boas séries infantis”). É possível ainda refinar as buscas com os resultados na tela, dizendo, por exemplo, “só os dos anos 80” ou “só os com Sean Connery”.

Siri em português na Apple TV

A Siri também oferece controles de reprodução: basta dizer “ligue as legendas” para que elas sejam ativadas ou “avance dois minutos” para pular uma cena desagradável. Você pode também perguntar “o que ele disse?” para a assistente voltar a cena em 30 segundos e ativar as legendas temporariamente, ou fazer perguntas sobre o conteúdo sendo exibido, como “qual o elenco dessa série?” ou “quem dirigiu esse filme?”.

Siri em português na Apple TV

As habilidades televisivas da Siri também se estendem aos iPhones, iPads e iPods touch. Neles, naturalmente, não é possível controlar a reprodução do conteúdo exibido, mas você pode obter as informações sobre filmes e séries, receber sugestões e pesquisar se alguma produção específica está em alguma das plataformas que você assina. Aliás, é bom lembrar que, mesmo com o app TV, nada disso terá muito valor se você não for assinante de algum dos (ou todos os) serviços de streaming englobados pela plataforma.

Continuando na Apple TV, o Apple Music também pode ser controlado pela Siri; basta pedir para ela reproduzir uma determinada música ou álbum. Você pode até mesmo pedir para ela reproduzir hits dos anos 1990, as melhores 10 músicas pop da atualidade ou a música #1 em 27 de abril de 1983. Você pode também pedir para a Siri pular uma determinada música ou até mesmo incluir ela na sua biblioteca.

Todavia, vale notar que a Siri ainda tem *bastante* dificuldade com nomes estrangeiros — tanto de músicas quanto de artistas, inclusive atores e diretores (um tipo de interação que você pode ter vendo filmes, por exemplo). Na verdade, até mesmo com nomes brasileiros um pouco mais complexos você pode ter problemas, que dirá estrangeiros.

Para completar as capacidades da Siri no tvOS, ela pode ainda abrir um determinado app, mostrar aplicativos de uma determinada categoria, pesquisar por determinados vídeos no YouTube, encontrar um podcast (se você já for assinante dele, ela também pode começar a reproduzir), solicitar informações meteorológicas (seja da sua cidade ou de outra), perguntar como estão as ações de uma determinada empresa e, é claro, pedir para ela apagar as luzes para você relaxar no sofá e curtir aquele filme (obviamente, se você é um usuário adapto do HomeKit).

Agora é com vocês: como está sendo a experiência com a “nova” Siri? Deixem suas impressões logo abaixo. 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com o lançamento do novo iPad de 9,7 polegadas, modelo anterior entra em promoção

Próx. Post

Apple Watch é usado como evidência em crime de assassinato na Austrália

Posts Relacionados