A trajetória do Snapchat no Brasil foi meteórica: por um período, a rede social virou febre no país e parecia ser a próxima gigante do segmento, mas logo sua popularidade caiu até o quase esquecimento. Não é o caso, entretanto, de outros países (como os Estados Unidos), que ainda veem taxas bem altas de uso da plataforma — especialmente entre os mais jovens.
Do seu lado, a Snap, empresa-mãe da rede, continua desenvolvendo recursos interessantes para o aplicativo. E o anúncio de hoje vai além dos limites tradicionais das redes sociais: com a atualização do recurso Scan, o Snapchat poderá se tornar uma espécie de “central de reconhecimento visual” no seu smartphone.
A partir de agora, o Scan é integrado à câmera principal do Snapchat e pode identificar diversos tipos de elementos, como plantas, vinhos, carros, raças de cães e comidas. Esse reconhecimento é integrado a plataformas externas: a Vivino, por exemplo, exibe informações básicas sobre o vinho que você está vendo, e em breve a Allrecipes poderá sugerir uma receita com base nos ingredientes “vistos” pela câmera.
Outro foco importante é na identificação de roupas: o Scan poderá reconhecer uma determinada peça e sugerir outras iguais (ou pelo menos parecidas) para você comprar. O recurso poderá ser utilizado tanto na câmera, em tempo real, quanto em imagens já salvas no seu dispositivo.

Além disso, o Scan poderá trabalhar para deixar suas fotos e seus vídeos no Snapchat mais divertidos e bem feitos. O recurso poderá, por exemplo, identificar que você está filmando o céu, um cachorro, uma dança ou uma praia e sugerir filtros, músicas e adesivos de acordo com o conteúdo. Tudo isso, claro, também estará disponível nos óculos da Snap, os Spectacles.
A nova versão do Scan já está sendo liberada e deverá chegar para todos os usuários do Snapchat nas próximas semanas — dependendo, claro, da disponibilidade dos recursos de reconhecimento de cada local. E aí, alguém vai testar?
via The Verge