O melhor pedaço da Maçã.

Retransmissão Privada do iCloud+ está expondo dados de usuários

Pelo visto, não é uma boa ideia usar o serviço “para valer” até que ele seja lançado em versão estável
Retransmissão Privada

Na semana passada, falamos aqui sobre o lançamento (em beta) do recurso Retransmissão Privada (Private Relay) do iCloud+, que usa técnicas de reencaminhamento de tráfego (como uma espécie de VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual.) para criptografar e ocultar seus dados, como endereço IP e histórico de navegação, de terceiros na internet e dar ao usuário uma navegação mais privativa.

Publicidade

O recurso, até o momento, como falamos, está disponível apenas em versão beta — e assim continuará por um período mesmo após o lançamento do iOS/iPadOS 15 e do macOS Monterey 12. Só essa indicação já deveria ser suficiente para lembrar aos usuários que ele ainda não deve ser usado “à vera”, mas aí vai um aviso ainda mais contundente: nesta versão de testes inicial, a Retransmissão Privada não está cumprindo o trabalho de proteger os seus dados.

De acordo com um usuário no Reddit, os servidores com os quais você se conecta por meio do Private Relay ainda podem checar seu endereço IP e outros dados:

Se você fizer um teste com o Private Relay ligado, no passo Reflexive Connectivity você verá o endereço da sua operadora de internet. Se você se conectar por uma VPN ou um proxy e fizer o teste de novo, nada será exibido. Eu relatei o bug à Apple. Só para vocês ficarem sabendo.

Segundo o usuário, é possível ativar uma ferramenta (WebRTC Sockets Proxying) no menu de recursos experimentais do WebKit. Ainda assim, o Safari poderá exibir seu endereço IP dentro do próprio app.

Publicidade

Naturalmente, ninguém deverá sair correndo pelas colinas por conta da notícia — o recurso, afinal, ainda está em versão beta, e elas servem justamente para identificar e corrigir problemas. Ainda assim, fica o lembrete caso você esteja usando (ou tenha a pretensão de usar por agora) o Private Relay como uma ferramenta “real” de proteção dos seus dados.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Controle Universal pode ser ativado no macOS Monterey 12 beta 5

Próx. Post

Apple adquire Primephonic, serviço de música clássica

Posts Relacionados