O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Casal dentro de um carro
Shutterstock.com

Transferência de veículos agora pode ser feita por app

A novidade, contudo, está restrita a alguns estados (pelo menos por enquanto)

A venda de um veículo pode acabar sendo uma dor de cabeça até que se resolvam todos os trâmites legais para você, enfim, fechar o negócio. Porém, agora esse processo pode ser feito de forma totalmente digital, a partir do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Publicidade

Por ele, é possível assinar a autorização de transferência de seu veículo usando uma conta gov.br e a chamada “assinatura eletrônica avançada”, a qual dispensa o reconhecimento de firma em cartório para a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).

A novidade, entretanto, possui algumas exigências. Primeiro, ela está disponível para a venda de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

Além disso, é preciso que o Detran da jurisdição do seu veículo já integre o sistema Renave (o qual possibilita a transferência eletrônica de propriedade) — por enquanto, restrito aos estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Publicidade

E por fim, a transferência eletrônica só está disponível para veículos que tiveram o documento emitido a partir de 1º de janeiro de 2021 — já que os documentos de transferência emitidos a partir dessa data passaram a ser digitais.

Na prática, assim que a revendedora/concessionária avisar, a partir do Renave, que o proprietário do veículo deseja transferi-lo, ele receberá um aviso na central de mensagens do aplicativo CDT para fazer a assinatura digital no documento e dar prosseguimento ao processo.

O sistema Renave permite a transferência eletrônica de propriedade, com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras — que, com certeza, facilitará a vida de muitas pessoas, eliminando a necessidade de despachantes, cartórios e outros intermediários.


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Governo do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.0.2 (86.1 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Extra

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Recurso Match (Blend), do Spotify

Spotify lança recurso para usuários criarem playlists combinadas

Próximo Artigo
ECG no Apple Watch

Apple Watch detecta fibrilação atrial e salva mulher de 70 anos

Posts Relacionados