O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google Chrome

Chrome 93 chega com acesso rápido ao Google Docs e outras melhorias

Já disponível para todas as plataformas

O ciclo de atualizações do Google Chrome é tão constante que nós já estamos falando até da versão 94 do navegador, mas em termos mais imediatos, o Chrome 93 foi liberado recentemente com algumas novidades úteis. Vamos dar uma olhada?

Publicidade

Dentre as mudanças da atualização, temos agora acesso rápido a documentos do Google Docs logo na tela inicial do browser (ou sempre que você abrir uma nova aba). A seção, chamada “Do seu Google Drive”, listará documentos, apresentações e planilhas abertas recentemente, e você pode acessar os arquivos instantaneamente com um clique.

Outra mudança importante está relacionada à forma como o Chrome lida com sites HTTPS. Agora que o protocolo de segurança já é basicamente padrão na internet, o navegador deixará de exibir o ícone de cadeado ao lado do endereço de sites que o adotem — em vez disso, aparecerá na tela uma simples seta para baixo que, ao ser clicada, exibirá (como antes) informações sobre a conexão como certificados e cookies.

A mudança, segundo o Google, chega para que o usuário não tenha a falsa sensação de que está protegido pela conexão HTTPS — afinal de contas, o protocolo é apenas um primeiro passo para que sites ofereçam uma navegação segura a seus usuários, e por si só não traz nenhuma garantia absoluta de proteção.

Publicidade

O Chrome 93 trará ainda mais flexibilidade para abrir grupos de abas recentemente fechados. Com a atualização, você poderá abrir abas individuais de cada grupo — não necessariamente o conjunto inteiro, como antes.

Para quem tem smartphones Android, uma novidade interessante é a capacidade de o Chrome 93 no desktop capturar automaticamente as senhas de uso único enviadas via SMS para fazer login em sites e serviços. Para isso, é necessário estar logado na mesma conta do Google no computador e no dispositivo móvel; ao receber a mensagem com o código, tudo o que você precisa fazer é tocar na opção “Enviar” para que ele surja no desktop. Desenvolvedores, entretanto, precisarão incorporar essa funcionalidade nos seus sites.

Todas as novidades acima valem para o Chrome 93 “padrão”, já disponível para macOS, Windows, Android e Linux.

O navegador para iOS/iPadOS, que tem seu ciclo de atualizações próprio, também chegou à versão 93, mas com novidades mais discretas: é possível, por exemplo, fazer o login em serviços do Google de forma mais fácil caso o navegador já esteja logado na sua conta, e você poderá salvar métodos de pagamento localmente. Ao tocar em links ou imagens e mantê-los pressionados, temos também agora um menu contextual atualizado.


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 93.0.4577.78 (134.3 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Imagem promocional da integração entre Philips Hue e Spotify

Philips Hue anuncia novos produtos e integração com Spotify

Próximo Artigo
Apple Park

Apple quer saber quantos de seus funcionários já estão vacinados

Posts Relacionados