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Apple mudará regra da App Store e Japão encerra investigação antitruste

O cenário está mudando — resta saber se do jeito que empresas terceiras e governos querem
App Store japonesa

A Apple anunciou há pouco que a investigação da Comissão de Comércio Justo do Japão (Japan Fair Trade Commission, ou JFTC), aberta no fim do ano passado, foi devidamente encerrada.

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Para isso, a empresa concordou em permitir que os desenvolvedores de aplicativos conhecidos como “leitores” (em inglês, “readers”) incluam um link no app para seu site oficial, permitindo assim que usuários configurem ou gerenciem suas contas fora do aplicativo.

A Apple frisou que, embora o acordo tenha sido feito no Japão, tão mudança na App Store será global e deverá entrar em vigor no início de 2022 — apps atualizar as diretrizes e regras do processo de revisão de aplicativos, garantindo que usuários de tais apps “continuem tendo uma experiência segura” na loja.

Os aplicativos chamados “leitores” fornecem acesso a algum tipo de conteúdo comprado anteriormente ou a assinaturas de conteúdos como revistas digitais, jornais, livros, áudio, música e vídeo — sim, coloque nesse bolo apps famosos como Netflix, Amazon Prime Video, Spotify, Deezer, entre muitos outros.

Mensagens no app da Netflix para iOS
Por conta das mudanças, em breve não veremos mais essas mensagens no aplicativo da Netflix

Temos grande respeito pela Comissão de Comércio Justo do Japão e apreciamos o trabalho que fizemos juntos, o qual ajudará desenvolvedores de aplicativos “leitores” a facilitar a configuração e o gerenciamento de seus aplicativos e serviços, protegendo sua privacidade e mantendo sua confiança.

Essa não será a primeira mudança na App Store fruto de investigações ou processos. Na semana passada, como falamos, a Apple fez um acordo com um grupo de desenvolvedores que havia aberto uma ação coletiva contra a empresa, passando a oferecer mais flexibilidade para eles apresentarem os preços dos seus produtos/serviços fora da App Store, entre outras medidas. As mudanças, contudo, não foram muito bem recebidas por todosincluindo o Spotify.

Veremos se, com mais essa flexibilização, a Maçã conseguirá acalmar os ânimos de empresas e governos alheios.

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