A Apple começou a exibir nesta semana um popup inédito na App Store para quem está rodando alguma versão beta do iOS 15.
Na nova tela, usuários poderão escolher se querem ativar ou desativar os Anúncios Personalizados da Maçã — a empresa alega usá-los para “descobrir apps, produtos e serviços relevantes para os consumidores”.
Ativar os Anúncios Personalizados aumenta a relevância dos anúncios exibidos, permitindo-nos usar dados como informações da conta, aplicativos e compras de conteúdo e, quando disponíveis, os tipos de notícias que você lê. A Apple não rastreia você nem compartilha suas informações pessoais com terceiros.
Até então, essa publicidade vinha ativada por padrão — sem qualquer tipo de conhecimento ou consentimento dos usuários. Justamente por isso, a empresa tem sido criticada por limitar o rastreamento de outras companhias ao introduzir a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) no iOS 14.5.
Na França, por exemplo, a Apple está sendo investigada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (Commission Nationale de l’informatique et des Libertés, ou CNIL) após reclamações de que não solicitava a permissão dos usuários para recolher dados utilizados nesse recurso.
Certamente, o novo popup também será exibido para todos usuários assim que o iOS 15 for lançado oficialmente. Ainda assim, as preferências do recurso poderão ser alteradas a qualquer momento acessando Ajustes » Privacidade » Publicidade da Apple.
Mesmo que Apple nunca tenha sido “atingida”, de certa forma, pelas regras da ATT — dado que o recurso só se aplica a informações compartilhadas com terceiros —, tudo parece mais justo dessa maneira. Não acham?
via 9to5Mac