O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Homem usando iPhone 12 Pro Max
Mr.Whiskey / Shutterstock.com

Acessibilidade: como ativar e usar o zoom na tela [iPhone e iPad]

O iPhone e o iPad contam com importantes recursos feitos especialmente para a área de acessibilidade. Assim, a empresa possibilita que um maior número de pessoas possa ter acesso às suas tecnologias.

Publicidade

Uma das opções refere-se ao zoom na tela, que permite uma visualização mais fácil das informações que estão sendo mostradas no momento.

Confira, a seguir, como ativar e fazer uso dessa função no seu iPhone ou iPad.

Como ativar o zoom no iPhone e no iPad

Abra os Ajustes, vá em Acessibilidade » Zoom e ative-o. Se o zoom for aplicado na hora, toque duas vezes com três dedos na tela para voltar à visualização normal.

Em seguida, você pode personalizar a sua experiência com o recurso, escolhendo coisas como “Seguir Foco”, “Digitação Inteligente” e “Nível Máximo do Zoom”, por exemplo.

Se quiser ativar ou desativar o zoom com uma certa frequência, é possível adicioná-lo aos Atalhos de Acessibilidade do sistema. Para isso, basta ir até Ajustes » Acessibilidade » Atalho de Acessibilidade e selecionar “Zoom”.

Quando quiser ativar ou desativá-lo, basta pressionar três vezes o botão lateral ou o de início. Se quiser, ainda é possível também adicionar um atalho diretamente na Central de Controle.

Como usar o zoom no iPhone e no iPad

Feita a ativação e os ajustes iniciais, você já pode começar a usar o recurso. Para isso, é preciso que você aprenda alguns gestos extras além dos básicos. Vamos a eles.

Ajustar o zoom

Para visualizar mais informações, toque duas vezes com três dedos na tela sem levantá-los e arraste-os para cima ou para baixo até ficar satisfeito. Se preferir, é possível fazer isso também ao tocar três vezes com três dedos na tela e ajustar o controle deslizante.

Se estiver usando o “Zoom em Janela” e quiser escolher uma outra área para ampliar, basta arrastar o indicador na parte inferior da lente de zoom. No caso do “Zoom em Tela Cheia”, arraste a tela usando três dedos.

Alterar os ajustes do zoom

Para configurar os ajustes do zoom, toque três vezes com três dedos na tela até que o menu contextual apareça.

Em seguida, escolha as opções desejadas:

  • Em “Escolher Região”, é possível optar por um dos dois tipos de zooms: “Zoom em Tela Cheia” ou “Zoom em Janela” (nesse caso, a opção “Redimensionar Lente” possibilitará que você altere também o seu tamanho).
  • Em “Escolher Filtro”, você pode escolher entre um dos tipos disponibilizados: “Tons de Cinza”, “Tons de Cinza Invertidos” ou “Luz Fraca”.
  • Selecionando “Mostrar Controle”, um controle na tela é adicionado para que você controle a área do zoom. Para parar de mostrar o menu contextual, toque uma vez nele. Já para ampliar ou reduzir a tela, toque duas vezes. Por fim, se quiser arrastar a tela, certifique-se de que o zoom esteja aplicado e arraste o controle por ela.

O que achou da dica? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Lupa em cima de um MacBook Air

Acessibilidade: como ativar e usar o zoom no Mac

Próximo Artigo
Homem usando Apple Watch

Acessibilidade: como ativar e usar o zoom na tela do Apple Watch

Posts Relacionados