A D-Link, uma das maiores fabricantes de soluções de rede para os mercados doméstico e empresarial, investiu pesado na tecnologia Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax), lançando uma gama de produtos compatíveis com a nova geração do padrão de rede sem fio.
Entre eles está o roteador/repetidor EXO AX5400 DIR-X5460, o qual incorpora o Wi-Fi 6 (compatível com os iPhones SE, 11 e posteriores) e a tecnologia de criptografia WPA3 para fornecer uma experiência de rede doméstica segura e integrada.
Antes de conferir mais detalhadamente todos os recursos do DIR-X5460, vamos conhecer os pormenores mais “cosméticos” do roteador.
Design
O DIR-X5460 vem em uma embalagem bem segura, que minimiza possíveis impactos durante o transporte; dentro dela está, além do roteador, um guia rápido de instalação, informações de garantia, um adaptador de energia, um cabo de rede Ethernet (padrão RJ45) e duas antenas destacáveis.
O design entojado do DIR-X5460 mescla plástico e metal de uma forma bem elegante, dando um toque premium a ele. Na parte superior, há uma grade que permite a ventilação do roteador.
Na frente, temos seis indicadores LEDs, sendo eles (da esquerda para a direita): energia, conexão com a internet, indicadores das redes 2,4GHz e 5GHz, e dispositivos conectados às portas USB.
Já na parte traseira o dispositivo conta com uma variedade de opções de conexões, incluindo duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0), quatro portas LAN Gigabit Ethernet, uma porta WAN Gigabit Internet, entrada para o cabo de energia, botão liga/desliga e WPS, além de um botão de reset.
Com seis antenas (sendo duas removíveis), o design do DIR-X5460 é típico de um roteador topo-de-linha da D-Link. É só comigo ou roteadores assim lembram uma aranha?
Atenção, entretanto, para o tamanho das antenas: com cerca de 17cm, elas podem ser inclinadas tanto lateral quanto verticalmente — portanto, o comprimento total do dispositivo pode chegar a 65cm. Por conta disso, é necessário pensar bem no local de instalação do roteador para que ele não atrapalhe outros equipamentos.
Performance
No geral, o DIR-X5460 apresenta um desempenho estável e de alta qualidade, mas isso só é possível graças a um conjunto de tecnologias de ponta.
As métricas que vocês verão a seguir foram fornecidas pela D-Link; os testes foram executados em um ambiente residencial com o uso de um iPhone 12 Pro Max, um MacBook Pro (2015) e um iPad (6ª geração) — estes dois últimos sem suporte ao Wi-Fi 6, é bom notar.
Wi-Fi 6
Como dissemos, o DIR-X5460 integra a sexta geração do protocolo Wi-Fi, o que não só permite uma maior velocidade, como alcance significativamente aprimorado.
Mais precisamente, o roteador oferece velocidades combinadas até 277% mais rápidas do que roteadores 802.11ac (Wi-Fi 5), podendo alcançar 5.400Mbps (600Mbps + 4800Mbps). Para largura de banda adicional, o roteador conta com uma largura de canal contígua de 160MHz — ótimo para conectar múltiplos devices inteligentes, mas que não é o meu caso.
Atualmente, tenho uma franquia de download de 600Mbps com 300Mbps de upload. No modo roteador (conectado ao cabo de rede), o teste realizado pelo Speedtest mostrou velocidades de download e upload maiores do que as da franquia contratada, inclusive.
Já no modo repetidor (ou seja, estendendo o sinal de outro roteador), embora o DIR-X5460 consiga captar bem o sinal do repetidor (mesmo o de 5GHz), a distribuição de dados é bastante prejudicada — caindo para 6,6% da franquia contratada de download e 13,3% da de upload.
Isso, no entanto, é esperado para o modo de repetição, quando o cabo de internet não está conectado.
OFDMA e MU MIMO bidirecional
O DIR-X5460 utiliza a tecnologia OFDMA, que transmite pequenos pacotes de dados juntos para vários dispositivos simultaneamente — ou seja, nada de enfrentar lentidão porque “há muitos dispositivos conectados ao roteador”.
Já a tecnologia MIMO multiusuário auxilia na alocação simultânea dos dados de fluxo para vários dispositivos conectados. Com o Wi-Fi 6, o roteador tira proveito da versão multiusuário do MU MIMO e do OFDMA. Como resultado, o roteador oferece maior eficiência para transmissões upstream e downstream — anteriormente, com o Wi-Fi 5, o MU MIMO só podia operar simultaneamente em transmissões downstream.
Agora, com OFDMA e MU MIMO, o roteador oferece maior capacidade, cobertura e desempenho para ambientes de alta densidade — exatamente o meu caso, uma vez que o DIR-X5460 foi instalado dentro de um quarto e, mesmo em outros cômodos num raio de até 10 metros (no mesmo andar), a queda do sinal foi imperceptível. Ao mudar de nível, porém, o roteador perde muito — senão praticamente todo o — sinal.
Interface
O DIR-X5460 vem com uma interface de usuário bastante padrão para acessar e administrar as configurações do roteador. Como ele é um roteador com certificação de rede mesh, você pode adicionar outra malha compatível em sua rede tocando no botão extensores.
Como outros dispositivos da D-Link, configurá-lo foi moleza. Utilizamos o aplicativo D-Link Wi-Fi para fazer isso, mas você pode optar por configurá-lo pela web.
No caso do app, foi preciso apenas escanear o código QR fornecido em um cartão junto ao guia de instalação rápido, entrar com os dados do ISP1 (usuário e senha) e configurar o nome da rede/senha. Depois de fazer isso, o roteador foi reinicializado e estávamos prontos para prosseguir.
O app também permite integrar o roteador ao Google Assistente ou à Alexa, permitindo que usuários controlem algumas funções básicas do dispositivo com comandos de voz, como ativar/desativar o Wi-Fi, reiniciar o dispositivo, entre outros — isso requer, no entanto, algum dispositivo compatível com as assistentes virtuais do Google e da Amazon.
Vale notar que o app da D-Link inclui, ainda, uma ferramenta que permite testar a velocidade de conexão baseada na tecnologia do Speedtest. Diferentemente do app nativo dele, contudo, o teste não exibe as velocidades de download/upload durante sua execução, apenas ao final.
Vale a pena?
Apesar do número de recursos e especificações premium — acima da maioria dos roteadores dualband (e até mesmo triband) com Wi-Fi 6 —, eu recomendaria o DIR-X5460 para qualquer usuário, desde aqueles com objetivos menos ambiciosos (como navegação e reprodução via streaming) até os mais ousados (que executam transmissões ao vivo e que precisam de recursos potentes).
Entre os pontos mais positivos, está a facilidade de se trabalhar com a interface (tanto na web quanto no aplicativo) — somado ao recurso Smart Connect, o qual cria uma rede sem fio “única” para seus dispositivos se conectarem. Nos bastidores, o roteador determina automaticamente se um dispositivo deve ser conectado à banda de 2,4GHz ou 5GHz, fornecendo, assim, a melhor velocidade e o alcance para cada dispositivo e distribuindo aparelhos da maneira ideal para cada rede.
Entre os pontos negativos, devo destacar um problema que tive testando o DIR-X5460 e que, em pesquisa nos sites de compra mais populares, também acometeu outros usuários. Nesse sentido, diariamente eu enfrentava problemas com a estabilidade da conexão com dispositivo no modo roteador — ou seja, com o cabo de rede conectado. Em contato com o suporte da D-Link, descobriu-se que o problema era decorrente de uma incompatibilidade com meu ponto de acesso (fibra), o qual foi resolvido substituindo o modem da minha operadora.
Mais uma vez, é importante destacar que apenas dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 vão usufruir de muitos dos recursos mais avançados. Como essa se mostra uma tendência do mercado de smartphones, tablets e computadores, investir em um roteador com suporte ao novo padrão já é meio caminho andado para aprimorar sua rede residencial ou corporativa — mesmo que a médio/longo prazo.
Onde comprar
O D-Link EXO AX5400 DIR-X5460 tem preço sugerido de R$2.400 no site da fabricante, mas pode ser encontrado por R$1.700 na Amazon e no KaBuM!. Ele também está à venda em outras varejistas como Americanas e Magazine Luiza.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.