O melhor pedaço da Maçã.

Review: DIR-X5460, da D-Link, eleva desempenho com Wi-Fi 6

D-Link DIR-X5400

A D-Link, uma das maiores fabricantes de soluções de rede para os mercados doméstico e empresarial, investiu pesado na tecnologia Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax), lançando uma gama de produtos compatíveis com a nova geração do padrão de rede sem fio.

Publicidade

Entre eles está o roteador/repetidor EXO AX5400 DIR-X5460, o qual incorpora o Wi-Fi 6 (compatível com os iPhones SE, 11 e posteriores) e a tecnologia de criptografia WPA3 para fornecer uma experiência de rede doméstica segura e integrada.

Antes de conferir mais detalhadamente todos os recursos do DIR-X5460, vamos conhecer os pormenores mais “cosméticos” do roteador.

Design

O DIR-X5460 vem em uma embalagem bem segura, que minimiza possíveis impactos durante o transporte; dentro dela está, além do roteador, um guia rápido de instalação, informações de garantia, um adaptador de energia, um cabo de rede Ethernet (padrão RJ45) e duas antenas destacáveis.

O design entojado do DIR-X5460 mescla plástico e metal de uma forma bem elegante, dando um toque premium a ele. Na parte superior, há uma grade que permite a ventilação do roteador.

Publicidade

Na frente, temos seis indicadores LEDs, sendo eles (da esquerda para a direita): energia, conexão com a internet, indicadores das redes 2,4GHz e 5GHz, e dispositivos conectados às portas USB.

Já na parte traseira o dispositivo conta com uma variedade de opções de conexões, incluindo duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0), quatro portas LAN Gigabit Ethernet, uma porta WAN Gigabit Internet, entrada para o cabo de energia, botão liga/desliga e WPS, além de um botão de reset.

Com seis antenas (sendo duas removíveis), o design do DIR-X5460 é típico de um roteador topo-de-linha da D-Link. É só comigo ou roteadores assim lembram uma aranha?

Atenção, entretanto, para o tamanho das antenas: com cerca de 17cm, elas podem ser inclinadas tanto lateral quanto verticalmente — portanto, o comprimento total do dispositivo pode chegar a 65cm. Por conta disso, é necessário pensar bem no local de instalação do roteador para que ele não atrapalhe outros equipamentos.

Performance

No geral, o DIR-X5460 apresenta um desempenho estável e de alta qualidade, mas isso só é possível graças a um conjunto de tecnologias de ponta.

Publicidade

As métricas que vocês verão a seguir foram fornecidas pela D-Link; os testes foram executados em um ambiente residencial com o uso de um iPhone 12 Pro Max, um MacBook Pro (2015) e um iPad (6ª geração) — estes dois últimos sem suporte ao Wi-Fi 6, é bom notar.

Wi-Fi 6

Como dissemos, o DIR-X5460 integra a sexta geração do protocolo Wi-Fi, o que não só permite uma maior velocidade, como alcance significativamente aprimorado.

Publicidade

Mais precisamente, o roteador oferece velocidades combinadas até 277% mais rápidas do que roteadores 802.11ac (Wi-Fi 5), podendo alcançar 5.400Mbps (600Mbps + 4800Mbps). Para largura de banda adicional, o roteador conta com uma largura de canal contígua de 160MHz — ótimo para conectar múltiplos devices inteligentes, mas que não é o meu caso.

Atualmente, tenho uma franquia de download de 600Mbps com 300Mbps de upload. No modo roteador (conectado ao cabo de rede), o teste realizado pelo Speedtest mostrou velocidades de download e upload maiores do que as da franquia contratada, inclusive.

DIR-X5460: speedtest cabo

Já no modo repetidor (ou seja, estendendo o sinal de outro roteador), embora o DIR-X5460 consiga captar bem o sinal do repetidor (mesmo o de 5GHz), a distribuição de dados é bastante prejudicada — caindo para 6,6% da franquia contratada de download e 13,3% da de upload.

DIR-X5460: speedtest repetidor

Isso, no entanto, é esperado para o modo de repetição, quando o cabo de internet não está conectado.

OFDMA e MU MIMO bidirecional

O DIR-X5460 utiliza a tecnologia OFDMA, que transmite pequenos pacotes de dados juntos para vários dispositivos simultaneamente — ou seja, nada de enfrentar lentidão porque “há muitos dispositivos conectados ao roteador”.

Já a tecnologia MIMO multiusuário auxilia na alocação simultânea dos dados de fluxo para vários dispositivos conectados. Com o Wi-Fi 6, o roteador tira proveito da versão multiusuário do MU MIMO e do OFDMA. Como resultado, o roteador oferece maior eficiência para transmissões upstream e downstream — anteriormente, com o Wi-Fi 5, o MU MIMO só podia operar simultaneamente em transmissões downstream.

Agora, com OFDMA e MU MIMO, o roteador oferece maior capacidade, cobertura e desempenho para ambientes de alta densidade — exatamente o meu caso, uma vez que o DIR-X5460 foi instalado dentro de um quarto e, mesmo em outros cômodos num raio de até 10 metros (no mesmo andar), a queda do sinal foi imperceptível. Ao mudar de nível, porém, o roteador perde muito — senão praticamente todo o — sinal.

Interface

O DIR-X5460 vem com uma interface de usuário bastante padrão para acessar e administrar as configurações do roteador. Como ele é um roteador com certificação de rede mesh, você pode adicionar outra malha compatível em sua rede tocando no botão extensores.

Como outros dispositivos da D-Link, configurá-lo foi moleza. Utilizamos o aplicativo D-Link Wi-Fi para fazer isso, mas você pode optar por configurá-lo pela web.


Ícone do app D-Link Wi-Fi
D-Link Wi-Fi de D-Link Corporation
Compatível com iPhones
Versão 1.4.7 (297.1 MB)
Requer o iOS 12.1 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

No caso do app, foi preciso apenas escanear o código QR fornecido em um cartão junto ao guia de instalação rápido, entrar com os dados do ISP1Fornecedor de serviços de internet. (usuário e senha) e configurar o nome da rede/senha. Depois de fazer isso, o roteador foi reinicializado e estávamos prontos para prosseguir.

O app também permite integrar o roteador ao Google Assistente ou à Alexa, permitindo que usuários controlem algumas funções básicas do dispositivo com comandos de voz, como ativar/desativar o Wi-Fi, reiniciar o dispositivo, entre outros — isso requer, no entanto, algum dispositivo compatível com as assistentes virtuais do Google e da Amazon.

Vale notar que o app da D-Link inclui, ainda, uma ferramenta que permite testar a velocidade de conexão baseada na tecnologia do Speedtest. Diferentemente do app nativo dele, contudo, o teste não exibe as velocidades de download/upload durante sua execução, apenas ao final.

Vale a pena?

Apesar do número de recursos e especificações premium — acima da maioria dos roteadores dualband (e até mesmo triband) com Wi-Fi 6 —, eu recomendaria o DIR-X5460 para qualquer usuário, desde aqueles com objetivos menos ambiciosos (como navegação e reprodução via streaming) até os mais ousados (que executam transmissões ao vivo e que precisam de recursos potentes).

Entre os pontos mais positivos, está a facilidade de se trabalhar com a interface (tanto na web quanto no aplicativo) — somado ao recurso Smart Connect, o qual cria uma rede sem fio “única” para seus dispositivos se conectarem. Nos bastidores, o roteador determina automaticamente se um dispositivo deve ser conectado à banda de 2,4GHz ou 5GHz, fornecendo, assim, a melhor velocidade e o alcance para cada dispositivo e distribuindo aparelhos da maneira ideal para cada rede.

Entre os pontos negativos, devo destacar um problema que tive testando o DIR-X5460 e que, em pesquisa nos sites de compra mais populares, também acometeu outros usuários. Nesse sentido, diariamente eu enfrentava problemas com a estabilidade da conexão com dispositivo no modo roteador — ou seja, com o cabo de rede conectado. Em contato com o suporte da D-Link, descobriu-se que o problema era decorrente de uma incompatibilidade com meu ponto de acesso (fibra), o qual foi resolvido substituindo o modem da minha operadora.

Mais uma vez, é importante destacar que apenas dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 vão usufruir de muitos dos recursos mais avançados. Como essa se mostra uma tendência do mercado de smartphones, tablets e computadores, investir em um roteador com suporte ao novo padrão já é meio caminho andado para aprimorar sua rede residencial ou corporativa — mesmo que a médio/longo prazo.

Onde comprar

O D-Link EXO AX5400 DIR-X5460 tem preço sugerido de R$2.400 no site da fabricante, mas pode ser encontrado por R$1.700 na Amazon e no KaBuM!. Ele também está à venda em outras varejistas como Americanas e Magazine Luiza.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Fornecedor de serviços de internet.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

VP da Apple faz vídeo direcionado às reclamações de funcionários

Próx. Post

Promoções na App Store: Pixelizator, AR Runner, Theine e mais!

Posts Relacionados