O melhor pedaço da Maçã.

Viber, para iPhones, promete ser o app de VoIP definitivo, mas há um porém

Ícone - Viber

A empresa responsável por ele não faz ideia de como ganhar dinheiro com ele. Bem, isso não deixa de ser um bom sinal: o Viber é completamente gratuito, seja para baixar na App Store [6MB] ou para fazer ligações para outros usuários do serviço. Bem, estou colocando o carro na frente dos bois… Melhor explicar o que é o Viber.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UAVE8djwnTQ[/youtube]

Ícone - ViberEle é um app de voz sobre IP (VoIP), como o Skype, mas com um diferencial interessante: ele não se vale de premissas de comunicadores instantâneos (login, senha, adição de amigos, etc.), mas de um telefone. Sua identidade é o seu número (confirmado via SMS), e o mesmo vale para seus amigos. Na primeira inicialização do Viber, ele varre sua agenda de contatos e identifica os que já usarem o serviço. Ele ainda é restrito ao iOS, mas uma versão para Android (e, possivelmente, para BlackBerry) está nos planos da empresa.

Depois, para fazer uma ligação completamente gratuita usando uma rede 3G ou Wi-Fi, basta ir ao app e escolher para quem ligar — seja da lista completa, de seus favoritos ou das últimas chamadas recebidas/perdidas. Uma jogada interessante é que seus contatos que não fizerem uso do app aparecem no Viber e podem ser convidados, ou você pode fazer uma chamada telefônica comum.

Viber - iPhone

O app realmente é quase perfeito: a ideia de usar os números como identificadores é uma sacada genial, ainda que não seja 100% à prova de erros. Explicando… Como bem percebeu John Gruber, do Daring Fireball, basta uma diferençazinha de nada (como um código de DDI) entre o número que você tem na sua agenda e o número que seu contato usou para se cadastrar no Viber para que não seja feita a identificação.

Viber - iPhone

Quando alguém liga para você, o Viber usa uma notificação em plano de fundo para chamar sua atenção e, aceitando a chamada, a conexão é feita em segundos. Aliás, é aí onde mora outra desvantagem: não dá para configurar toques diferentes para essa notificação (apesar de isso ser algo prometido para uma atualização futura, assim como envio grátis de SMS). E, por falar em “configurar notificação”, esteja pronto para ver todo mundo que tem seu número e que usa o Viber sendo notificado quando você aderir ao serviço.

Publicidade

E, claro, esteja sempre atento: se seu plano de dados não for ilimitado, pode ser melhor usar os minutos para fazer ligações locais. Se bem que, pelo que dizem, a qualidade das chamadas do Viber chega a ser muito melhor que a de uma AT&T da vida.

Agora resta o mistério: como o Viber vai conseguir gerar lucro? Venda de recursos adicionais via In-App Purchases? Propaganda (que ele não tem, atualmente)? Espero que encontrem uma forma de tornar este projeto rentável, pois ele parece mais que promissor: ele tem tudo para colocar as operadoras de telefonia para dormir com um olho aberto. FaceTime de um lado, Viber do outro… O fim dos planos de voz está próximo. 😛

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Iotti: “Novo produtor de áudio”

Próx. Post

Restrições da China Unicom aos compradores de iPhones despertam interesse do governo

Posts Relacionados