O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WhatsApp
Diego Thomazini / Shutterstock.com

Backups do WhatsApp ganham criptografia de ponta a ponta

Com a novidade, nem o próprio WhatsApp poderá acessar os backups das suas conversas salvos no iCloud ou no Google Drive — apenas você

Como o WABetaInfo já tinha adiantado há alguns meses, o WhatsApp estava trabalhando para completar o “ciclo de criptografia” na única ponta ainda solta do seu ecossistema: os backups. Agora, essa ponta começou a ser aparada: o Facebook anunciou hoje que os backups do mensageiro poderão, enfim, ser protegidos com criptografia de ponta a ponta.

Publicidade

Com a novidade, usuários poderão salvar o arquivo das suas conversas (e áudios, fotos, vídeos, figurinhas, etc.) no iCloud ou no Google Drive, exatamente como acontece hoje, mas com a proteção extra de uma chave criptográfica de 64 dígitos. Você poderá salvar essa chave em si ou criar uma senha que será ligada a essa proteção — sem ela, ninguém poderá acessar os seus backups.

O WhatsApp é o primeiro aplicativo de mensagens global a oferecer criptografia de ponta a ponta nas mensagens *e* nos backups do iCloud e do Google Drive. Desta forma, você pode se certificar de que os áudios do seu melhor amigo e a receita secreta da sua mãe serão armazenados em segurança num lugar que só você poderá acessar.

Desenvolver backups criptografados de ponta a ponta foi um desafio técnico incrível: um framework totalmente nova para chaves e armazenamento na nuvem. Com os backups criptografados, só você pode acessá-los — nem o WhatsApp nem a empresa oferecendo o serviço de backup podem acessar ou descriptografar as mensagens.

Obviamente, uma operação dessas não é nada simples quando estamos falando de um aplicativo usado diariamente por mais de 2,5 bilhões de pessoas. Caso você crie uma senha para ser associada à criptografia dos seus backups, ela será armazenada num módulo de segurança físico mantido pelo Facebook, e apenas ao inserir a senha correta o módulo fornecerá a chave criptográfica para “decifrar” o seu backup nos servidores do Apple ou do Google. Múltiplas tentativas incorretas poderão desabilitar a senha, segundo a empresa.

Com a novidade, todo o ciclo de comunicação e armazenamento do WhatsApp passa, com efeito, a ser criptografado de ponta a ponta — ou ao menos é o que o Facebook promete. Caso a proteção seja real, trata-se de um nível de segurança que não é oferecido sequer pela Apple: a Maçã ainda detém as chaves de criptografia dos backups do iMessage — ou seja, a empresa pode acessar os arquivos de conversas dos usuários. Não é o caso (teoricamente) do Facebook.

O plano completo de criptografia dos backups do WhatsApp pode ser lido nesse documento [PDF], e o recurso começará a ser liberado para todos os usuários ao longo das próximas semanas. Boa novidade, não?


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.181 (187.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple TV+

Apple TV+ tem cerca de 40 milhões de assinantes; empresa desistiu de dongle

Próximo Artigo
Bots no Twitter

Twitter testa rótulos para identificar "bots do bem"

Posts Relacionados