O melhor pedaço da Maçã.

Grupo taiwanês pede investigação por falta de carregadores dos iPhones

Yalcin Sonat / Shutterstock.com
Caixa do iPhone 12

A Consumers’ Foundation pediu à Comissão de Comércio Justo de Taiwan (FTC) para iniciar uma investigação sobre a atitude da Apple de não incluir carregadores nas caixas dos iPhones. Sim, a polêmica continua.

Publicidade

Em um comunicado à imprensa, o grupo taiwanês disse que, embora a motivação ambiental da Apple seja válida, a medida “agride os direitos dos consumidores”, visto que os carregadores são acessórios essenciais para o funcionamento do aparelho.

Se um fabricante de telefone produz um telefone, mas não inclui um carregador ou cabo de carregamento, mesmo que os consumidores comprem um smartphone de última geração totalmente funcional e com bom desempenho, é claro que não conseguiriam ligar e usar o telefone normalmente.

O secretário-geral da Consumers’ Foundation, Hsu Tse-yu, disse que “vender um iPhone sem o carregador representa um aumento oculto no preço”, já que os consumidores necessitam pagar a mais para comprá-lo.

Já os clientes que possuem carregadores antigos, como o de 5W, não podem apreciar funções como a velocidade de carregamento aprimorada sem precisar desembolsar mais dinheiro. Ele ainda acrescenta que os preços dos iPhones não refletiram a retirada do acessório.

Publicidade

O grupo também acredita que a Apple deveria oferecer preços mais em conta para os EarPods, que, mesmo que não sejam itens essenciais, sempre foram inclusos na caixa junto aos smartphones da empresa.

O vice-comissário da FTC disse que a comissão vai analisar os preços dos iPhones, mas enfatizou que qualquer empresa tem o direito de definir os preços de seus produtos, e é difícil que órgãos reguladores do país consigam intervir.

Como sabemos, essas não é a primeira vez que vemos esse tipo de polêmica rolando por aí, e não será a última…

via Taiwan News

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ação coletiva acusa Apple sobre telas defeituosas de MacBooks M1

Próx. Post

Apple reduz preços de reparo de iPhones no Brasil

Posts Relacionados