Já falamos sobre a enxurrada de novos acessórios lançados pela Apple após o evento de ontem — temos de tudo, desde novas capas para iPhones e iPads até pulseiras, cabos e carregadores para o Apple Watch e acessórios para o AirTag. De toda a nova turma, entretanto, um componente específico chamou atenção: uma versão atualizada da Carteira MagSafe.
O update foi até citado brevemente na keynote de ontem, com a menção de que a nova carteira funciona com o aplicativo Buscar (Find My) e, no caso de se desprender do seu iPhone, pode indicar o local onde ocorreu essa desconexão. O problema é que, bom, essa rápida explicação fala muito pouco sobre como o acessório de fato funciona.
Ao contrário do que se poderia imaginar, a Apple não colocou um AirTag dentro da nova Carteira MagSafe. Uma vez separada do iPhone, ela não pode ser “encontrada” por outros dispositivos nem emitir o sinal do Modo Perdido. A diferença desta nova versão é um recurso, provavelmente habilitado por alguma pequena mudança de hardware, que avisa ao iPhone quando ocorre a desconexão do acessório e permite que o aparelho notifique o usuário e registre a localização da carteira naquele momento.
A nova carteira é compatível com todos os iPhones 12 e 13, e também com as capas de silicone e couro com MagSafe. Curiosamente, entretanto, há uma limitação: a capa transparente com MagSafe não é compatível com os recursos de integração com o app Buscar — você poderá usar a carteira conectada à case, claro, mas não terá a notificação nem o local de desconexão.
A Apple não divulgou as razões dessa limitação, mas em uma discussão no Twitter, o YouTuber Michael Kukielka e o desenvolvedor Guilherme Rambo especularam os motivos. Segundo Rambo, é possível que a Apple tenha precisado acomodar um chip NFC maior nas capas para transmitir a identificação do dispositivo e habilitar o funcionamento da tecnologia — algo que não seria possível na case transparente sem alterar o seu design.
A questão é que essa integração também funciona com as novas cases MagSafe de silicone e couro, mas NÃO com a case transparente. Então se a novidade é de software, por que a capa transparente ficou de fora mesmo sendo também MagSafe? Me parece que há um componente de hardware.
Até onde eu sei, os modelos anteriores só transmitiam o modelo e a cor da case para que o sistema pudesse exibir as animações específicas. As carteiras integradas ao Buscar são emparelhadas de fato com o iPhone, então mais dados precisam ser transmitidos entre o dispositivo e a capa.
Então aí está. Pelo visto, há um componente de hardware mediando essas novas características, e é necessário ficar atento às limitações para não ficar de fora das novidades.
Vale notar que, embora a Carteira MagSafe continue idêntica externamente, seu código de modelo mudou: a geração anterior tem o código MK0E3ZM/A
, enquanto a nova — já integrada ao app Buscar — tem o código MM0Q3ZM/A
.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.