O melhor pedaço da Maçã.
Câmera do iPhone 13 Pro

O que é o formato de vídeo ProRes do iPhone 13 Pro [Max]

Os iPhones 13 ganharam uma série de novidades e melhorias quanto à captura de fotos e vídeos; no entanto, os modelos topos-de-linha foram um passo adiante com suporte para gravação de vídeo ProRes, um formato bastante conhecido no meio profissional.

Publicidade

Antes de mais nada, é importante entender que todos os vídeos são compactados quando você os grava. O vídeo não compactado bruto (RAW) ocupa muito espaço, por isso, um codec como o Apple ProRes compacta o vídeo sem perder muito a qualidade da imagem, como veremos mais detalhadamente a seguir.

O que é ProRes?

Como o Apple ProRaw (inclusive, é importante não confundir um com o outro), esse é um formato feito para edição. Nesse documento [PDF], a Apple detalha que os arquivos de vídeo ProRes têm uma quantidade menor de compactação em comparação aos codecs H.264 e H.265 — mais comuns usados atualmente no iPhone. Nesse sentido, o ProRes protege a qualidade da imagem do vídeo, permitindo codificação e decodificação rápidas.

Dessa forma, editores de vídeo podem converter clipes capturados em ProRes (ou seu rival Avid DNxHD) ao importá-los para um software como o Final Cut Pro, o Adobe Premiere Pro ou o DaVinci Resolve.

Publicidade

No entanto, o ProRes não é composto por um único formato — e sim seis diferentes, os quais possuem características de compactação, codificação e decodificação específicas.

Formatos ProRes

Como dissemos, a Apple possui seis formatos ProRes — são eles:

  • Apple ProRes 4444 XQ: a versão de mais alta qualidade do ProRes para fontes de imagem 4:4: 4:4 (incluindo canais alfa), com uma taxa de dados muito alta para preservar os detalhes nas imagens de grande alcance dinâmico.
  • Apple ProRes 4444: uma versão de qualidade extremamente alta do ProRes para fontes de imagem 4:4:4:4 (incluindo canais alfa). Esse codec apresenta resolução total e qualidade de masterização 4:4:4:4 RGBA colorido e visual.
  • Apple ProRes 422 HQ: uma versão com taxa de dados mais alta do Apple ProRes 422, que preserva a qualidade visual no mesmo nível alto que o Apple ProRes 4444, mas para fontes de imagem 4:2:2. Esse codec oferece suporte a fontes de vídeo 4:2:2 de 10 bits, enquanto permanece visualmente sem perdas após processos de decodificação e recodificação.
  • Apple ProRes 422: um codec compactado, de alta qualidade, que oferece quase todos os benefícios do Apple ProRes 422 HQ, mas com 66% da taxa de dados para um desempenho de edição em tempo real ainda melhor em multistream.
  • Apple ProRes 422 LT: um codec mais compactado do que o Apple ProRes 422, com cerca de 70% da taxa de dados e arquivo até 30% menores.
  • Proxy Apple ProRes 422: um codec ainda mais compactado do que o Apple ProRes 422 LT, destinado ao uso em fluxos de trabalho offline que exigem taxas de dados baixas, mas vídeo de resolução total.

Apple ProRes vs. H.264/H.265

Como dissemos, o Apple ProRes é só um tipo de codec para vídeos. Sendo assim, outros codecs incluem o H.264 e o H.265, bem mais populares atualmente.

Publicidade

Para entender a diferença entre eles, imagine dobrar um pedaço de papel para fazê-lo caber em um envelope. Se você pegar um envelope menor, você precisa dobrar mais o papel. Porém, quanto mais você dobra um pedaço de papel, mais vincos ele terá.

Os codecs de vídeo funcionam de maneira semelhante, de forma que os vídeos H.264/H.265 usam mais compactação para criar um arquivo menor — a desvantagem disso é que a qualidade da imagem não é tão robusta e leva muito tempo para codificar um vídeo H.264/H.265.

Como já explicado, o Apple ProRes usa menos compactação para reter mais qualidade do vídeo, além de permitir codificá-lo e decodificá-lo com mais rapidez — mas isso significa que ele tem um tamanho de arquivo (bem) maior.

Eu vou precisar do ProRes?

Resposta direta: depende. Assim como o Apple ProRaw e o Áudio Lossless do Apple Music, muitos usuários não precisam disso para continuar executando tarefas do dia a dia — principalmente se vocês usa o iPhone para fazer vídeos caseiros, de familiares e amigos.

Publicidade

Sendo assim, pergunto-lhes: você trabalha com fluxos profissionais de edição de vídeo? Se a reposta for “não”, então já sabe que o ProRes é um formato dispensável para seu uso.

Não obstante, a implantação dele nos novos iPhones é ótima para torná-los ainda mais atraentes para um nicho específico de usuários — sem perder, é claro, as características que o tornam simples de usar por qualquer pessoa.

ProRes em iPhones 13 Pro e 13 Pro Max com 128GB

Como é possível imaginar, a qualidade de um vídeo ProRes em 4K é altíssima; de fato, um minuto de vídeo ProRes em 4K consume 4GB de armazenamento — ante 1GB na versão Full HD (1080p).

Provavelmente por causa disso, a Apple esclarece na página de especificações dos iPhones 13 Pro que a gravação de vídeo ProRes em 4K a 30 quadros por segundo está limitada aos modelos aos modelos de 256GB, 512GB e 1TB.

Dessa forma, embora a variante de 128GB ainda possa gravar em ProRes a 30qps, ela terá a resolução significativamente reduzida para 1080p.


Vale notar que o suporte para gravação ProRes estará disponível com uma atualização futura do iOS 15 — e não já com o lançamento dos novos dispositivos.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via TechRadar, CNET

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sonos anuncia Beam (Gen 2) com suporte a Dolby Atmos

Próx. Post

iPhones 13 terão a mesma quantidade de RAM dos iPhones 12

Posts Relacionados