Quando a Apple lançou os iPhones 13, ela trouxe uma série de novidades e melhorias quanto à captura de fotos e vídeos; no entanto, os modelos topos-de-linha foram um passo adiante com suporte para gravação de vídeo ProRes, um formato bastante conhecido no meio profissional.
Antes de mais nada, é importante entender que todos os vídeos são compactados quando você os grava. O vídeo não compactado bruto (RAW) ocupa muito espaço, por isso, um codec como o Apple ProRes compacta o vídeo sem perder muito a qualidade da imagem, como veremos mais detalhadamente a seguir.
O que é ProRes?
Como o Apple ProRaw (inclusive, é importante não confundir um com o outro), esse é um formato feito para edição. Nesse documento [PDF], a Apple detalha que os arquivos de vídeo ProRes têm uma quantidade menor de compactação em comparação aos codecs H.264 e H.265 — mais comuns usados atualmente no iPhone. Nesse sentido, o ProRes protege a qualidade da imagem do vídeo, permitindo codificação e decodificação rápidas.
Dessa forma, editores de vídeo podem converter clipes capturados em ProRes (ou seu rival Avid DNxHD) ao importá-los para um software como o Final Cut Pro, o Adobe Premiere Pro ou o DaVinci Resolve.
No entanto, o ProRes não é composto por um único formato — e sim seis diferentes, os quais possuem características de compactação, codificação e decodificação específicas.
Formatos ProRes
Como dissemos, a Apple possui seis formatos ProRes — são eles:
- Apple ProRes 4444 XQ: a versão de mais alta qualidade do ProRes para fontes de imagem 4:4: 4:4 (incluindo canais alfa), com uma taxa de dados muito alta para preservar os detalhes nas imagens de grande alcance dinâmico.
- Apple ProRes 4444: uma versão de qualidade extremamente alta do ProRes para fontes de imagem 4:4:4:4 (incluindo canais alfa). Esse codec apresenta resolução total e qualidade de masterização 4:4:4:4 RGBA colorido e visual.
- Apple ProRes 422 HQ: uma versão com taxa de dados mais alta do Apple ProRes 422, que preserva a qualidade visual no mesmo nível alto que o Apple ProRes 4444, mas para fontes de imagem 4:2:2. Esse codec oferece suporte a fontes de vídeo 4:2:2 de 10 bits, enquanto permanece visualmente sem perdas após processos de decodificação e recodificação.
- Apple ProRes 422: um codec compactado, de alta qualidade, que oferece quase todos os benefícios do Apple ProRes 422 HQ, mas com 66% da taxa de dados para um desempenho de edição em tempo real ainda melhor em multistream.
- Apple ProRes 422 LT: um codec mais compactado do que o Apple ProRes 422, com cerca de 70% da taxa de dados e arquivo até 30% menores.
- Proxy Apple ProRes 422: um codec ainda mais compactado do que o Apple ProRes 422 LT, destinado ao uso em fluxos de trabalho offline que exigem taxas de dados baixas, mas vídeo de resolução total.
Apple ProRes vs. H.264/H.265
Como dissemos, o Apple ProRes é só um tipo de codec para vídeos. Sendo assim, outros codecs incluem o H.264 e o H.265, bem mais populares atualmente.
Para entender a diferença entre eles, imagine dobrar um pedaço de papel para fazê-lo caber em um envelope. Se você pegar um envelope menor, você precisa dobrar mais o papel. Porém, quanto mais você dobra um pedaço de papel, mais vincos ele terá.
Os codecs de vídeo funcionam de maneira semelhante, de forma que os vídeos H.264/H.265 usam mais compactação para criar um arquivo menor — a desvantagem disso é que a qualidade da imagem não é tão robusta e leva muito tempo para codificar um vídeo H.264/H.265.
Como já explicado, o Apple ProRes usa menos compactação para reter mais qualidade do vídeo, além de permitir codificá-lo e decodificá-lo com mais rapidez — mas isso significa que ele tem um tamanho de arquivo (bem) maior.
Eu vou precisar do ProRes?
Resposta direta: depende. Assim como o Apple ProRaw e o Áudio Lossless do Apple Music, muitos usuários não precisam disso para continuar executando tarefas do dia a dia — principalmente se vocês usa o iPhone para fazer vídeos caseiros, de familiares e amigos.
Sendo assim, pergunto-lhes: você trabalha com fluxos profissionais de edição de vídeo? Se a reposta for “não”, então já sabe que o ProRes é um formato dispensável para seu uso.
Não obstante, a implantação dele nos novos iPhones é ótima para torná-los ainda mais atraentes para um nicho específico de usuários — sem perder, é claro, as características que o tornam simples de usar por qualquer pessoa.
ProRes em iPhones 13 Pro e 13 Pro Max com 128GB
Como é possível imaginar, a qualidade de um vídeo ProRes em 4K é altíssima; de fato, um minuto de vídeo ProRes em 4K consume 4GB de armazenamento — ante 1GB na versão Full HD (1080p).
Provavelmente por causa disso, a Apple esclareceu na época, na página de especificações dos iPhones 13 Pro, que a gravação de vídeo ProRes em 4K a 30 quadros por segundo está limitada aos modelos aos modelos de 256GB, 512GB e 1TB.
Dessa forma, embora a variante de 128GB ainda possa gravar em ProRes a 30qps, ela terá a resolução significativamente reduzida para 1080p.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00]]
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.