O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

DenPhotos / Shutterstock.com
iPhone com a Siri sendo acionada

Siri ganhou fala mais natural em português do Brasil; entenda o motivo

O recurso tem nome e sobrenome: vocalização neural de texto

Pergunta para você, que usa a Siri em português do Brasil: notou alguma diferença na “fala” da assistente nas últimas semanas/meses? Mais precisamente, percebeu que a Siri está falando de forma mais natural, sem aqueles resquícios “robóticos” de versões anteriores?

Publicidade

Não, você não está ouvindo coisas: nós do MacMagazine também percebemos, e até discutimos essa mudança em um dos nossos canais do Slack uns dois meses atrás. Até tínhamos uma suspeita da mudança por debaixo dos panos, mas à época, era impossível confirmar. Agora, já sabemos o que ocorreu: a Siri ganhou vocalização neural de texto em português do Brasil.

A novidade já está devidamente sinalizada na página da Apple que lista a disponibilidade dos recursos do iOS/iPadOS por região. Conferindo uma versão arquivada da página, podemos checar que o português do Brasil não aparecia no campo “vocalização neural de texto” em agosto passado — ou seja, a mudança é recente (ou ao menos a página foi atualizada recentemente).

Mas o que diabos é “vocalização neural de texto”, afinal? Bom, a Apple nunca parou para dar grande atenção ao recurso, mas pelo nome podemos inferir que trata-se de uma nova tecnologia de sintetização da fala para a Siri — um processo que envolve operações de aprendizado de máquina mais complexas, e certamente só é possível por conta do Neural Engine mais avançado dos aparelhos recentes da Maçã.

Vale notar, inclusive, que não são todos os dispositivos da Apple capazes de “rodar” a vocalização neural de texto da Siri. No caso dos Macs, por exemplo, apenas computadores com processador M1 podem receber a tecnologia. E o recurso está disponível apenas em idiomas selecionados: além do português do Brasil, ele já chegou também para o inglês, o espanhol, o alemão, o russo, o francês, o mandarim, o sueco, o coreano, o italiano e algumas outras línguas.

dica do @pedro_haz

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Dinheiro

Quantos dias preciso trabalhar para comprar um iPhone 13 Pro?

Próximo Artigo
GIF animado da Carteira MagSafe com iPhone 12 Pro

Nova Carteira MagSafe é integrada ao Buscar, mas com limitações

Posts Relacionados