Não é de hoje que discute-se a possibilidade de a Samsung fornecer painéis OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. para a Apple incluir em futuros MacBooks Pro — já falávamos sobre essa hipótese lá em meados de 2019, e uma reportagem recente do The Elec reacendeu os rumores. Agora, os famigerados displays já estão entrando na fase de produção em massa, abrindo caminho para a Maçã.
A Samsung Display anunciou hoje que começou a fabricação em massa das suas novas telas OLED de 14 e 16 polegadas, ambas com taxa de atualização de 90Hz — um recurso crucial para lançar possíveis MacBooks Pro com tecnologia ProMotion.
A Maçã, claro, não é citada entre as parceiras comerciais que lançarão máquinas com os novos componentes — no comunicado à imprensa, a fabricante cita a ASUS, a Lenovo, a Dell, a HP e, claro, a própria Samsung Electronics. Isso é praxe, entretanto: a Apple nunca autoriza a divulgação do seu nome nessas lista de clientes, e ainda assim pode fazer negócios para usar as telas OLED da Samsung em futuras máquinas.
É bom lembrar que, na atual máquina de rumores, as especulações indicam que os futuros MacBooks Pro terão telas Mini-LED, que mantém a estrutura básica do LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. mas incluem muitos mais pontos de retroiluminação — é a mesma tecnologia que já caracteriza a tela Liquid Retina XDR do iPad Pro de 12,9 polegadas.
A matéria do The Elec do mês passado, entretanto, sugeriu que a Apple poderá oferecer a tela OLED em alguns modelos específicos dos futuros MacBooks Pro, talvez em faixas de preços mais caras ou como um opcional a ser aplicado no processo de configuração da máquina. O OLED, afinal, é uma tecnologia mais cara e mais difícil de se fabricar do que o LCD (Mini-LED incluso).
Vejamos, portanto, o que os próximos meses — ou anos — nos trarão.
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
- 2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.