O melhor pedaço da Maçã.

Intel revela detalhes do chipset Z68, usado pela Apple nos novos iMacs

Chipset Intel Z68

Chipset Intel Z68Em fevereiro, comentamos a respeito da possibilidade de um novo chipset da Intel conhecido como Z68 aparecer com exclusividade na linha de computadores da Apple, o que de fato aconteceu com os novos iMacs, lançados recentemente. No entanto, o componente foi revelado ao mundo pela sua criadora apenas hoje, encerrando as especulações sobre os seus benefícios.

Publicidade

No Z68, há muitas coisas novas suportadas em relação ao chipset antigo usado em iMacs — PCI Express de 16x seria um exemplo, mas a maioria delas está ligada a armazenamento secundário. O componente inclui a nova tecnologia Smart Response (denominada SSD Caching em fevereiro), que permite o uso de um HDD e um SSD na mesma máquina como se fosse uma unidade de disco única.

Parece besteira, mas não é: graças à Smart Response, o SSD age como um cache de dados contidos no HDD, visando aumentar o desempenho do sistema de armazenamento secundário para levar dados à memória RAM e ao processador com maior rapidez. No entanto, a Apple decidiu não oferecer a novidade aos donos dos novos iMacs: é possível configurar alguns modelos com um HDD bem servido e um drive de estado sólido de 240GB, mas este servirá apenas para armazenamento de aplicativos e do sistema operacional.

Tal decisão pode ser explicada: para usar a tecnologia Smart Response, fabricantes não precisam se preocupar em disponibilizar para ela SSDs gigantescos nos PCs novos — trata-se de um desperdício, pois com 64GB já percebem-se todos os ganhos de performance possíveis. No entanto, como a Apple decidiu colocar o máximo de armazenamento à disposição dos seus usuários, certamente ela viu maior conveniência em dedicar o drive de estado sólido para acelerar o carregamento de aplicativos e do sistema operacional completo.

Publicidade

A desvantagem disso, que certamente será explorada por outras fabricantes, é que o custo de instalação de um SSD de 240GB ainda é altíssimo, especialmente quando comparado com o modelo 311 de 20GB lançado pela Intel com exclusividade para uso com a Smart Response. Esta deverá ser a opção de muitas fabricantes para equipar PCs mais rápidos e velozes no início do próximo semestre.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Barômetro Apple” aponta para um crescimento anual de 113% em vendas, no mês de abril

Próx. Post

Third Rail Mobility lança nova case com bateria removível superfina para iPhones 4

Posts Relacionados