O melhor pedaço da Maçã.

iOS 15 e iPadOS 15 são lançados com novo FaceTime, Foco e muitas novidades!

iPhone 12 Pro com o iOS 15

Como prometido pela Apple, o iOS 15 e o iPadOS 15 estão agora entre nós! Vale notar que a compilação dos sistemas é um pouco diferente da liberada pela empresa na semana passada, com a versão Release Candidate (antes era 19A344, agora é 19A346).

Publicidade

Você, leitor do MacMagazine, já deve estar por dentro de muitas novidades dos dois sistemas operacionais, mas não custa recapitularmos as principais aqui. 😉

Além disso, caso você tenha alguma dúvida sobre o processo de instalação de um novo sistema como esse, também demos instruções sobre isso mais abaixo.

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

As principais novidades

FaceTime

Com a chegada do iOS 15, as conversas com amigos e familiares ficam mais legais. A começar pelo suporte ao Áudio Espacial, recurso no qual as vozes parecem vir de onde a pessoa está posicionada na tela.

YouTube video

O modo Retrato, agora, também está presente nas suas chamadas de vídeo. Além disso, ao usar o FaceTime em Grupo, há uma nova visualização por grade a qual permite que participantes vejam mais rostos ao mesmo tempo.

SharePlay

Em breve — afinal, o recurso ainda não está disponível agora — poderemos compartilhar experiências usando o SharePlay enquanto estamos conversando com amigos/familiares pelo FaceTime, incluindo ouvir músicas, assistir a uma série de TV ou filme e mais.

Foco

O Foco é um recurso novo que filtra as notificações com base no que um usuário precisa manter a concentração. Você pode configurar seus aparelhos para ajudá-los a ficar concentrados, criando um Foco personalizado ou selecionando um sugerido, que usa a inteligência do próprio dispositivo para sugerir quais pessoas e apps têm permissão para que as notificações sejam recebidas.

YouTube video

As sugestões são baseadas em contextos, como durante o horário de trabalho ou quando você está indo dormir; quando um Foco é definido em um aparelho, ele é automaticamente aplicado aos outros. Você pode, ainda, criar páginas da tela de Início com apps e widgets que usa em momentos de concentração, mostrando apenas aqueles apps relevantes para reduzir a tentação e a distração.

Notificações

As notificações foram redesenhadas no iOS 15, adicionando fotos de contato para pessoas e ícones maiores para apps. Para ajudar a reduzir a distração, um novo resumo coleta notificações dispensáveis para mostrá-las em um momento mais oportuno, como pela manhã e à noite.

Usando a inteligência do aparelho, as notificações são organizadas por prioridade, com as mais relevantes mostradas no topo, de acordo com as suas interações com os apps. As mensagens urgentes serão entregues imediatamente.

Texto ao Vivo (Live Text)

O Texto ao Vivo usa a inteligência do aparelho para reconhecer o texto em uma foto. Dessa forma, você pode, por exemplo, pesquisar e localizar a imagem de uma receita da família escrita à mão ou fotografar um número de telefone em uma loja com a opção de fazer uma chamada.

YouTube video

Graças ao Neural Engine, o app Câmera também pode reconhecer e copiar rapidamente o texto na hora, como a senha do Wi-Fi exibida em um restaurante.

Publicidade

Por fim, com o Visual Look Up, usuários podem conhecer mais sobre as artes e pontos de referência populares do mundo todo, plantas e flores encontradas na natureza, raças de animais e até mesmo livros.

Spotlight

O Spotlight agora pesquisa fotos com base em localização, pessoas, cenas ou objetos; usando o recurso Texto ao Vivo, você também pode encontrar textos escritos à mão nas fotos fazendo uma busca por ele.

YouTube video

O Spotlight também oferece pesquisa de imagens na web e resultados avançados totalmente novos para atores, músicos, programas de TV e filmes. Os cartões de contatos agora mostram conversas recentes, fotos compartilhadas e até mesmo a localização, se ela for compartilhada usando o app Buscar.

Fotos

O Fotos traz uma boa renovada no Memórias, que ganhou um visual novo, com uma interface interativa e integração com o Apple Music — que usa a inteligência do aparelho para personalizar as sugestões de músicas que dão vida às memórias.

Safari

O Safari ganhou um novo redesign para lá de polêmico, que basicamente mudou a localização da barra de endereços e escondeu alguns botões — dando mais espaço para o conteúdo em si mostrado na página.

YouTube video

Mas, com a evolução dos testes (versões beta), a Apple foi mudando uma coisa ali, outra aqui e, agora, o navegador está mais personalizável, com você podendo escolher nos Ajustes se quer essa experiência completamente nova ou se prefere deixar a barra de endereços lá em cima, onde está mais acostumado.

Mapas

O Mapas no iOS 15 está com uma experiência bem mais rica (obviamente, não em todas as cidades do mundo), mostrando mais detalhes em bairros residenciais e comerciais, diferenças de elevação, prédios, novas cores e identificação das ruas, pontos de referência personalizados e um novo modo noturno com o brilho da lua.

YouTube video

Ao navegar usando o iPhone ou o CarPlay, o Mapas apresenta uma experiência tridimensional de direção na cidade com novos detalhes das ruas, que ajudam a ver e entender melhor detalhes importantes como faixas de conversão, canteiros centrais, ciclovias e faixas de pedestres.

Por falar em pedestres, é possível encontrar estações próximas com mais facilidade e identificar suas linhas favoritas. O Mapas segue automaticamente uma rota selecionada, notificando usuários quando está quase na hora de desembarcar. Além disso, usuários podem simplesmente levantar o iPhone e o Mapas vai gerar uma posição muito precisa para mostrar instruções detalhadas de caminhada em realidade aumentada.

Wallet

O Wallet agora é compatível com o armazenamento de novos tipos de chaves — se antes tínhamos apenas carros, agora o app também pode armazenar chaves de casa, escritório e hotéis.

Ainda em 2021, alguns estados americanos passarão a armazenar a carteira de motorista e a identidade no Wallet, facilitando bastante as coisas para quem prefere digitalizar tais documentos e guardar tudo no aparelho.

Privacidade

O iOS 15 traz mais controles de privacidade para ajudar a proteger as suas informações. Com o reconhecimento de fala no aparelho, os áudios de solicitações feitas à Siri são totalmente processados no aparelho, com melhoria significativa de desempenho. Novas proteções no Mail impedem que remetentes saibam se um email foi aberto e oculta os endereços IP para que não seja possível saber a sua localização ou usar tudo isso para criar um perfil seu.

O Relatório de Privacidade de Apps oferece uma visão geral de como os aplicativos usam o acesso concedido a localização, fotos, câmera, microfone e contatos nos últimos sete dias, e quais outros domínios são contatados.

Tempo

O app Tempo agora inclui informações mais gráficas de dados meteorológicos, mapas em tela cheia e layouts dinâmicos que mudam com base nas condições climáticas. Planos de fundo animados redesenhados refletem com mais precisão a posição do sol e a precipitação, e as notificações destacam quando a chuva começa e para.

YouTube video

Notas

O app Notas traz etiquetas criadas pelo usuário para deixar a organização das anotações com conteúdos relevantes mais rápida e fácil. A Visualização de Atividade totalmente nova mostra o histórico recente em uma anotação compartilhada.

YouTube video

Compartilhado com Você

O recurso funciona em todo o sistema para encontrar artigos, músicas, programas de TV, fotos e muito mais que são compartilhados em conversas do Mensagens, e facilmente os coloca em apps, como Fotos, Safari, Apple News, Apple Music, Podcasts e Apple TV, agilizando o acesso às informações em contexto.

iCloud+

O iCloud+ vem com novos recursos como Ocultar Meu E-mail, compatibilidade aumentada com o Vídeo Seguro do HomeKit (mais câmeras) e o Retransmissão Privada (Private Relay), que funciona mais ou menos como uma VPN.

iCloud+

Buscar

O app Buscar apresenta novos recursos para ajudar a localizar um aparelho que tenha sido desligado ou apagado, assim como transmitir a localização em tempo real para familiares e amigos que escolham compartilhar sua localização.

Ele também ganhou novos alertas que avisam quando você deixa um AirTag, aparelho Apple ou acessório que esteja conectado à rede do app Buscar em um local desconhecido, além de futuramente também ser compatível com os AirPods Pro e Max.

Saúde

O app recebeu uma nova aba de compartilhamento a qual permite que usuários compartilhem seus dados de saúde com a família, cuidadores ou uma equipe de atendimento.

Além disso, temos uma análise de tendências que traz uma maneira de focar em mudanças significativas nas métricas de saúde pessoal. E o recurso Firmeza ao Caminhar é uma nova métrica a qual permite que as pessoas gerenciem, de um jeito proativo, seu risco de queda.

Outras novidades

Há ainda melhorias na Siri, no app Saúde e em acessibilidade, maior integração de acessórios HomeKit com a Siri, novidades no app Traduzir e no Apple TV, e muito mais!

YouTube video

iPadOS 15

O iPadOS 15 conta com todas as novidades acima, mas também vale a pena destacar algumas específicas para os tablets da Apple.

Multitarefa e os atalhos de teclado

Com o iPadOS 15, está mais fácil do que nunca trabalhar em vários apps ao mesmo tempo. Um novo menu multitarefa aparece na parte superior dos apps, permitindo acesso aos modos Split View ou Slide Over com apenas um toque. Usuários agora têm acesso rápido à tela de Início ao usar o Split View, para chegarem ao app certo mais rapidamente.

YouTube video

Usando a nova prateleira, você também pode usar apps com várias janelas ao mesmo tempo, como Safari e Pages, assim como visualizar emails. A experiência com um teclado externo permite fazer ainda mais com os novos atalhos de teclado e uma barra de menu redesenhada.

Widgets e a Biblioteca de Apps

Com um certo atraso — afinal tais recursos foram lançados no iOS 14 —, usuários agora podem colocar widgets entre os apps nas páginas da tela de Início, para receber mais informações de forma rápida e garantir uma experiência mais personalizada.

YouTube video

Já a Biblioteca de Apps organiza automaticamente apps em categorias úteis como Produtividade, Jogos e Adições Recentes, e permite que você acesse todos esses apps no próprio Dock.

Quick Note

As anotações no iPad ficaram melhores com novos recursos que ajudam a organizar e registrar ideias. O Quick Note é uma maneira rápida e fácil de fazer anotações e está presente no sistema todo.

YouTube video

Seja navegando no Safari ou fazendo qualquer outra coisa, usuários podem usar o Quick Note para fazer anotações em qualquer lugar e adicionar links, o que facilita voltar exatamente para o que estavam buscando.

Controle Universal

Esse recurso permitirá — sim, pois ele ainda não foi lançado — trabalhar com um único mouse e teclado no iPad e no Mac, oferecendo uma experiência fluida, sem a necessidade de qualquer configuração. Você poderá arrastar e soltar conteúdo de um aparelho para o outro, exemplo: será possível criar o rascunho de um desenho com o Apple Pencil no iPad e colocá-lo em um slide do Keynote no Mac, de forma muito fácil.

Software do HomePod 15

Os HomePods (tanto o original/descontinuado quanto o mini) também foram agraciados com uma nova versão, a qual agora permite que você selecione um único ou um par de HomePods mini como alto-falantes padrão da Apple TV 4K.

Além disso, ele traz controles de reprodução de mídia que aparecem na tela de bloqueio automaticamente do seu iPhone quando um HomePod mini está tocando música por perto e a opção de definir um nível de graves mais baixo para desfrutar de músicas sem incomodar os vizinhos.

Você também pode pedir para que a Siri ligue a sua Apple TV, comece
reproduzir um filme favorito e controle a reprodução enquanto você assiste — a Siri, inclusive, ajusta automaticamente o nível de fala com base no ambiente/volume.

No mais, você pode pedir para que a Siri controlar dispositivos domésticos inteligentes em um tempo específico, como desligar as luzes em dez minutos, entre outras coisas.

Notas de liberação dos sistemas

FaceTime

  • O áudio espacial faz com que a voz das pessoas pareça estar vindo da direção na qual estão posicionadas na tela em ligações FaceTime em grupo (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • O Isolamento de Voz bloqueia ruídos de fundo para que sua voz fique cristalina (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • O Espectro Amplo traz todos os ruídos de fundo para dentro da ligação (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • O modo Retrato desfoca o fundo e coloca o foco em você (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • A visualização de Grade mostra até seis pessoas por vez em uma ligação FaceTime em Grupo em quadros de tamanho igual e destaca quem está falando no momento;
  • Links do FaceTime permitem que você convide amigos para uma ligação FaceTime e até mesmo os que têm dispositivos Android ou Windows podem entrar a partir do navegador.

App Mensagens e Memoji

  • Compartilhado com Você mostra os conteúdos enviados a você por amigos em conversas do app Mensagens em uma nova seção nos apps Fotos, Safari, Apple News, Apple Music, Apple Podcasts ou Apple TV;
  • Conteúdo fixado eleva o conteúdo compartilhado que você escolher e o torna mais proeminente em Compartilhado com Você, buscas do app Mensagens e na visualização Detalhes da conversa;
  • Várias fotos enviadas no app Mensagens são mostradas em uma colagem geral ou em um conjunto deslizável;
  • A filtragem de SMS usa inteligência no dispositivo para filtrar mensagens SMS indesejadas;
  • Mais de 40 opções de roupas para Memoji e até três cores diferentes para personalizar as roupas e acessórios de cabeça dos seus adesivos de Memoji.

Foco

  • O Foco permite que você filtre notificações automaticamente com base no que você está fazendo no momento, como exercícios, sono, jogos, leitura, dirigindo, trabalho ou tempo para si mesmo;
  • O Foco usa inteligência no dispositivo durante a configuração para sugerir apps e pessoas cujas notificações você possa querer permitir durante um Foco;
  • As páginas da Tela de Início podem ser personalizadas para combinar seus apps e widgets com um Foco específico;
  • Sugestões contextuais sugerem de maneira inteligente um Foco com base no seu contexto, usando sinais como localização ou hora do dia;
  • O seu estado aparece para os contatos em conversas do app Mensagens, indicando que você silenciou as notificações com o Foco.

Notificações

  • Um novo visual mostra fotos de contato para pessoas e ícones maiores para apps;
  • O Resumo de Notificações entrega uma coleção útil das suas notificações diariamente, com base em um agendamento que você define;
  • As notificações podem ser silenciadas para qualquer app ou conversa de mensagens durante a hora seguinte ou dia inteiro.

App Mapas

  • Mapas detalhados de cidades mostram elevação, árvores, pontos de referência, faixas de pedestre e pistas de conversão, além de visualizações 3D para navegar cruzamentos complexos e muito mais na Baía de São Francisco, em Los Angeles, Nova York e Londres, com mais cidades a serem incluídas no futuro (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • Novos recursos de carro incluem um novo mapa que destaca detalhes como trânsito e incidentes, além de um planejador de rotas que permite visualizar sua próxima viagem ao escolher horários futuros de partida ou chegada;
  • Itinerários a pé imersivos mostram instruções passo a passo em realidade aumentada (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • A experiência em transporte público atualizada oferece acesso com um toque a partidas perto de você, facilita a visão e interação com a rota com uma mão e notifica você ao aproximar-se da sua parada;
  • Um globo 3D interativo mostra detalhes aprimorados de montanhas, desertos, florestas, oceanos e muito mais (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • Os cartões de lugares redesenhados facilitam que você obtenha informações e interaja com os lugares, e um novo lugar para Guias revisa editorialmente as melhores recomendações de lugares que você vai amar.

Safari

  • A barra de abas na parte inferior facilita o movimento entre abas. Basta passar o dedo para a esquerda ou direita;
  • Os Grupos de Abas ajudam a salvar e organizar abas, facilitando seu acesso em todos os dispositivos;
  • A visão geral das abas em grade mostra as abas abertas;
  • A Página Inicial pode ser personalizada com uma imagem de fundo e novas seções, como Relatório de Privacidade, Sugestões da Siri e Compartilhado com Você;
  • Extensões web no iOS ajudam a personalizar sua navegação e podem ser baixadas por meio da App Store;
  • O recurso Voz permite buscar a web usando sua voz.

App Carteira

  • Chaves de casa permitem que você toque para destrancar uma fechadura compatível de casa ou apartamento (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • Chaves de hotel permitem que você toque para destrancar seu quarto em hotéis participantes;
  • Chaves de escritório permitem que você toque para destrancar as portas de seu escritório em espaços empresariais participantes;
  • Chaves de carro com Banda Ultralarga ajudam você a destrancar, trancar e dar partida em seu carro compatível sem precisar tirar o iPhone da sua bolsa ou bolso (modelos de iPhone 11 e iPhone 12);
  • Funções de entrada sem chave nas chaves do seu carro permitem que você tranque, destranque, acione a buzina, pré-aqueça o carro ou abra o porta-malas no seu veículo compatível.

Texto ao Vivo

  • O recurso Texto ao Vivo torna interativo o texto em suas fotos para que você possa copiar e colar, pesquisar e traduzir no app Fotos, Captura de Tela, Visualização Rápida, no Safari e em pré-visualizações em tempo real com o app Câmera (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • Detectores de dados do Texto ao Vivo reconhecem números de telefone, e-mails, datas, endereços e outros em fotos para que você possa atuar com eles;
  • O recurso Texto ao Vivo está disponível a partir do teclado e permite que você insira texto diretamente do visor da câmera para dentro de qualquer campo de texto.

Spotlight

  • Resultados ricos reúnem todas as informações que você procura sobre contatos, atores, músicos, filmes e programas de TV;
  • É possível buscar fotos a partir da fototeca por localizações, pessoas, cenas, texto nas fotos ou outras coisas nas fotos, como um cachorro ou um carro;
  • A busca por imagem da web permite buscar imagens de pessoas, animais, monumentos e muito mais.

App Fotos

  • Um novo visual para Memórias com nova interface interativa, cartões animados com títulos inteligentes e adaptáveis, novos estilos de animação e transições, além de várias colagens de imagens;
  • O Apple Music pode ser adicionado às suas Memórias para assinantes do Apple Music e sugestões personalizadas de músicas combinam recomendações de especialistas com seu gosto musical e o conteúdo de suas fotos e vídeos;
  • O Remix de Memórias ajuda você a definir o clima por meio da seleção de diversas músicas e um visual de Memória que combinem;
  • Novos tipos de memórias incluem mais datas comemorativas internacionais, memórias para crianças, tendências ao longo do tempo e memórias para animais de estimação aprimoradas;
  • O painel de informações mostra detalhes sobre a foto, tais como câmera e lente, velocidade do obturador, tamanho de arquivo e outros.

App Saúde

  • Compartilhamento permite que você escolha dados de saúde, alertas e tendências para compartilhar com pessoas importantes para você ou que cuidam de você;
  • Tendências permitem ver como uma determinada medição de saúde progride ao longo do tempo e podem notificar você quando uma nova tendência é detectada;
  • Estabilidade ao Caminhar é uma nova medição que pode avaliar seu risco de queda e notificar você caso sua estabilidade ao caminhar esteja baixa (iPhone 8 e posteriores);
  • Registros de saúde verificáveis permitem que você baixe e armazene versões verificáveis de vacinas contra a COVID-19 e resultados laboratoriais.

App Tempo

  • Um novo design mostra informações climáticas importantes para uma localização e inclui novos módulos de mapas;
  • Mapas do app Tempo podem ser visualizados em tela cheia e mostram precipitação, temperatura e qualidade do ar em países compatíveis;
  • Notificações de precipitação na hora seguinte alertam você quando chuva ou neve vão começar ou parar na Irlanda, no Reino Unido e EUA;
  • Novos fundos animados representam com mais precisão a posição do sol, nuvens e precipitação (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores).

Siri

  • O processamento no dispositivo significa que o áudio dos seus pedidos não sai do seu dispositivo por padrão, e significa que a Siri pode processar vários pedidos enquanto está off-line (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores);
  • Compartilhar itens com a Siri permite enviar itens da tela, tais como fotos, páginas web e localizações do app Mapas para qualquer um de seus contatos;
  • O contexto na tela pode ser usado pela Siri para referenciar contatos na tela e enviar-lhes uma mensagem ou fazer uma ligação;
  • A personalização no dispositivo permite que o reconhecimento e a compreensão de voz da Siri melhorem de maneira privada (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores).

Privacidade

  • A Proteção à Privacidade do App Mail protege a sua privacidade ao impedir que remetentes de e-mail saibam sobre sua atividade no app Mail, seu endereço IP ou se você abriu e-mails enviados por eles;
  • Agora a Prevenção de Rastreamento Inteligente do Safari também impede que rastreadores conhecidos criem um perfil seu usando o seu endereço IP.

iCloud+

  • iCloud+ is é um serviço de nuvem por assinatura que oferece recursos premium e armazenamento adicional no iCloud;
  • A Retransmissão Privada do iCloud (beta) envia seus pedidos por meio de duas retransmissões separadas de internet e criptografa o tráfego da internet ao sair do seu dispositivo, para que você possa navegar no Safari com mais segurança e privacidade;
  • O recurso Ocultar Meu E-mail permite criar endereços de e-mail exclusivos e aleatórios que encaminham para a sua caixa de entrada pessoal, para que você possa enviar e receber e-mails sem precisar compartilhar seu endereço de e-mail verdadeiro;
  • O recurso Vídeo Seguro do HomeKit é compatível com a conexão de mais câmeras de segurança sem consumir sua franquia de armazenamento do iCloud;
  • O domínio de e-mail personalizado permite criar seu endereço de e-mail personalizado no Mail do iCloud e convidar familiares para usarem o mesmo domínio.

Acessibilidade

  • A exploração por imagem com o VoiceOver permite obter ainda mais detalhes sobre pessoas e objetos, além de saber mais sobre textos e dados de tabelas em fotos;
  • As descrições de imagem do VoiceOver na Marcação permitem adicionar suas próprias descrições de imagens que podem ser lidas pelo VoiceOver;
  • Ajustes por app permitem personalizar os ajustes de tela e tamanho do texto apenas para os apps que você desejar;
  • Sons de fundo reproduzem ruído equilibrado, brilhante ou escuro, e sons de oceano, chuva e riacho continuamente no fundo para mascarar ruídos indesejados do ambiente ou externos;
  • Ações de som para o Controle Assistivo permitem controlar o iPhone usando apenas sons bucais simples;
  • É possível importar audiogramas nos Ajustes para personalizar Adaptações de Fone de Ouvido com base em resultados do seu exame auditivo;
  • Os novos idiomas de Controle por Voz incluem chinês mandarim (China continental), cantonês (Hong Kong), francês (França) e alemão (Alemanha);
  • Opções de Memoji incluindo um implante coclear, tubos de oxigênio ou um capacete mole.

Esta edição também inclui outros recursos e melhorias:

  • Etiquetas nos apps Lembretes e Notas ajudam a categorizar rapidamente seus itens, facilitando sua busca, e você pode usar Pastas Inteligentes e Listas Inteligentes personalizadas para coletar rapidamente suas notas e lembretes com base em regras definidas por você;
  • Menções no app Notas permitem que você notifique outras pessoas sobre atualizações importantes em notas compartilhadas, e uma visualização de Atividade, totalmente nova, mostra todas as alterações recentes em uma nota em uma única lista;
  • O áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça proporciona uma experiência ainda mais imersiva a músicas Dolby Atmos com AirPods Pro e AirPods Max;
  • A tradução por todo o sistema permite selecionar texto em qualquer lugar do sistema com um toque, até mesmo em fotos;
  • Os novos widgets incluem os apps Buscar, Contatos, App Store, Sono, Game Center e Mail;
  • A função de arrastar e soltar entre apps permite levar imagens, documentos e arquivos de um app para outro;
  • A lupa do Teclado amplia o texto ao mover o cursor;
  • O recurso Contatos para Recuperação de Conta do ID Apple permite que você escolha uma ou mais pessoas de sua confiança para ajudá-lo a redefinir sua senha e recuperar o acesso à sua conta;
  • O armazenamento temporário do iCloud oferece o quanto de armazenamento no iCloud você precisar para criar um backup temporário de seus dados, sem cobrança, por até três semanas ao comprar um dispositivo novo;
  • Os alertas de separação do app Buscar notificam você caso esqueça um dispositivo ou item compatível, e o app Buscar fornecerá itinerários até o seu item;
  • Destaques de jogo de até os últimos 15 segundos de jogo podem ser salvos usando controles de videogame como o Controle Sem Fio Xbox Series X|S ou o Controle Sem Fio Sony PS5 DualSense™;
  • Eventos em apps da App Store ajudam você a descobrir pontualmente eventos em apps e jogos, tais como uma competição de jogos, uma nova estreia de cinema ou experiência com transmissão ao vivo.

Multitarefa

  • O menu Multitarefa na parte superior dos apps permite entrar nos modos Split View, Slide Over ou em tela cheia;
  • Uma prateleira de várias janelas aparece dentro de apps para oferecer acesso rápido a todas as janelas abertas;
  • O Seletor de Apps passa a incluir apps em Slide Over e permite criar espaços em Split View ao arrastar um app sobre outro;
  • Uma nova opção de abrir uma janela centralizada na tela sem sair da visualização atual nos apps Mail, Mensagens, Notas, Arquivos e apps compatíveis de terceiros;
  • Atalhos de teclado permitem que você crie um Split View ou Slide Over usando um teclado externo.

Widgets

  • Widgets podem ser posicionados entre apps na sua Tela de Início;
  • Tamanho de widget extra grande, somente para iPad;
  • Novos widgets, incluindo os apps Buscar, Contatos, App Store, Game Center e Mail;
  • Os layouts sugeridos incluem widgets para os apps que você usa com mais frequência, organizados na Tela de Início;
  • Sugestões inteligentes de widgets aparecem automaticamente no Conjunto Inteligente na hora certa, com base na sua atividade.

Biblioteca de Apps

  • A Biblioteca de Apps organiza automaticamente os apps no iPad em uma visualização fácil de navegar;
  • A Biblioteca de Apps está disponível a partir de um ícone no dock;
  • As páginas da Tela de Início podem ser reordenadas ou ocultas conforme a sua necessidade.

Nota Rápida e App Notas

  • Nota Rápida permite criar uma nota a partir de qualquer lugar no iPadOS. Basta deslizar o dedo ou com o Apple Pencil;
  • Links a partir de um app ou página web podem ser adicionados à Nota Rápida para criar contexto;
  • Etiquetas permitem categorizar e organizar facilmente suas notas;
  • O Navegador de Etiquetas na barra lateral permite tocar em qualquer etiqueta ou combinação de etiquetas para visualizar rapidamente notas com etiquetas;
  • A visualização Atividade oferece um resumo das atualizações desde sua última visualização da nota, junto com uma lista diária com a atividade de cada colaborador;
  • Menções permitem notificar uma pessoa em uma nota compartilhada.

FaceTime

  • O áudio espacial faz com que a voz das pessoas pareça estar vindo da direção na qual estão posicionadas na tela em ligações FaceTime em grupo (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • O Isolamento de Voz bloqueia ruídos de fundo para que sua voz fique cristalina (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • O Espectro Amplo traz todos os ruídos de fundo para dentro da ligação (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • O modo Retrato desfoca o fundo e coloca o foco em você (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • A visualização de Grade mostra até seis pessoas por vez em uma ligação FaceTime em Grupo em quadros de tamanho igual e destaca quem está falando no momento;
  • Links do FaceTime permitem que você convide amigos para uma ligação FaceTime e até mesmo os que têm dispositivos Android ou Windows podem entrar a partir do navegador.

App Mensagens e Memoji

  • Compartilhado com Você mostra os conteúdos enviados a você por amigos em conversas do app Mensagens em uma nova seção nos apps Fotos, Safari, Apple News, Apple Music, Apple Podcasts ou Apple TV;
  • Conteúdo fixado eleva o conteúdo compartilhado que você escolher e o torna mais proeminente em Compartilhado com Você, buscas do app Mensagens e na visualização Detalhes da conversa;
  • Várias fotos enviadas no app Mensagens são mostradas em uma colagem geral ou em um conjunto deslizável;
  • A filtragem de SMS usa inteligência no dispositivo para filtrar mensagens SMS indesejadas;
  • Mais de 40 opções de trajes para Memoji e até três cores diferentes para personalizar as roupas e acessórios de cabeça dos seus adesivos de Memoji.

Foco

  • O Foco permite que você filtre notificações automaticamente com base no que você está fazendo no momento, como exercícios, sono, jogos, leitura, dirigindo, trabalho ou tempo para si mesmo;
  • O Foco usa inteligência no dispositivo durante a configuração para sugerir apps e pessoas cujas notificações você possa querer permitir durante um Foco;
  • As páginas da Tela de Início podem ser personalizadas para combinar seus apps e widgets com um Foco específico;
  • Sugestões contextuais sugerem de maneira inteligente um Foco com base no seu contexto, usando sinais como localização ou hora do dia;
  • O seu estado aparece para os contatos em conversas do app Mensagens, indicando que você silenciou as notificações com o Foco.

Notificações

  • Um novo visual mostra fotos de contato para pessoas e ícones maiores para apps;
  • O Resumo de Notificações entrega uma coleção útil das suas notificações diariamente, com base em um agendamento que você define;
  • As notificações podem ser silenciadas para qualquer app ou conversa de mensagens durante a hora seguinte ou dia inteiro.

App Mapas

  • Mapas detalhados de cidades mostram elevação, árvores, pontos de referência, faixas de pedestre e pistas de conversão, além de visualizações 3D para navegar cruzamentos complexos e muito mais na Baía de São Francisco, em Los Angeles, Nova York e Londres, com mais cidades a serem incluídas no futuro (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • Novos recursos de carro incluem um novo mapa que destaca detalhes como trânsito e incidentes, além de um planejador de rotas que permite visualizar sua próxima viagem ao escolher horários futuros de partida ou chegada;
  • A experiência em transporte público atualizada oferece acesso com um toque a partidas perto de você;
  • Um globo 3D interativo mostra detalhes aprimorados de montanhas, desertos, florestas, oceanos e muito mais (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • Os cartões de lugares redesenhados facilitam que você obtenha informações e interaja com os lugares, e um novo lugar para Guias revisa editorialmente as melhores recomendações de lugares que você vai amar.

Safari

  • Os Grupos de Abas ajudam a salvar e organizar abas, facilitando seu acesso em todos os dispositivos;
  • A Página Inicial pode ser personalizada com uma imagem de fundo e novas seções, como Relatório de Privacidade, Sugestões da Siri e Compartilhado com Você;
  • Extensões web no iOS ajudam a personalizar sua navegação e podem ser baixadas por meio da App Store;
  • O recurso Voz permite buscar a web usando sua voz.

Traduzir

  • O app Traduzir para iPad foi projetado para conversas e pode funcionar completamente off-line, de modo que suas conversas permaneçam privadas;
  • A tradução por todo o sistema permite selecionar textos digitados e manuscritos por todo o iPadOS e traduzi-los com um toque;
  • A Tradução Automática detecta quando você começa a falar e quando você para em uma conversa, e traduz automaticamente a sua fala sem a necessidade de tocar no botão de microfone;
  • A visualização frente à frente permite que cada pessoa visualize a conversa de seu prório lado.

Texto ao Vivo

  • O recurso Texto ao Vivo torna interativo o texto em suas fotos para que você possa copiar e colar, pesquisar e traduzir no app Fotos, Captura de Tela, Visualização Rápida, no Safari e em pré-visualizações em tempo real com o app Câmera (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • Detectores de dados do Texto ao Vivo reconhecem números de telefone, e-mails, datas, endereços e outros em fotos para que você possa atuar com eles;
  • O recurso Texto ao Vivo está disponível a partir do teclado e permite que você insira texto diretamente do visor da câmera para dentro de qualquer campo de texto.

Spotlight

  • Resultados ricos reúnem todas as informações que você procura sobre contatos, atores, músicos, filmes e programas de TV;
  • É possível buscar fotos a partir da fototeca por localizações, pessoas, cenas, texto nas fotos ou outras coisas nas fotos, como um cachorro ou um carro;
  • A busca por imagem da web permite buscar imagens de pessoas, animais, monumentos e muito mais.

App Fotos

  • Um novo visual para Memórias com nova interface interativa, cartões animados com títulos inteligentes e adaptáveis, novos estilos de animação e transições, além de várias colagens de imagens;
  • O Apple Music pode ser adicionado às suas Memórias para assinantes do Apple Music e sugestões personalizadas de músicas combinam recomendações de especialistas com seu gosto musical e o conteúdo de suas fotos e vídeos;
  • O Remix de Memórias ajuda você a definir o clima por meio da seleção de diversas músicas e um visual de Memória que combinem;
  • Novos tipos de memórias incluem mais datas comemorativas internacionais, memórias para crianças, tendências ao longo do tempo e memórias para animais de estimação aprimoradas;
  • O painel de informações mostra detalhes sobre a foto, tais como câmera e lente, velocidade do obturador, tamanho de arquivo e outros.

Siri

  • O processamento no dispositivo significa que o áudio dos seus pedidos não sai do seu dispositivo por padrão, e significa que a Siri pode processar vários pedidos enquanto está off-line (iPad com A12 Bionic e posteriores);
  • Compartilhar itens com a Siri permite enviar itens da tela, tais como fotos, páginas web e localizações do app Mapas para qualquer um de seus contatos;
  • O contexto na tela pode ser usado pela Siri para referenciar contatos na tela e enviar-lhes uma mensagem ou fazer uma ligação;
  • A personalização no dispositivo permite que o reconhecimento e a compreensão de voz da Siri melhorem de maneira privada (iPad com A12 Bionic e posteriores).

Privacidade

  • A Proteção à Privacidade do App Mail protege a sua privacidade ao impedir que remetentes de e-mail saibam sobre sua atividade no app Mail, seu endereço IP ou se você abriu e-mails enviados por eles;
  • Agora a Prevenção de Rastreamento Inteligente do Safari também impede que rastreadores conhecidos criem um perfil seu usando o seu endereço IP.

iCloud+

  • iCloud+ is é um serviço de nuvem por assinatura que oferece recursos premium e armazenamento adicional no iCloud;
  • A Retransmissão Privada do iCloud (beta) envia seus pedidos por meio de duas retransmissões separadas de internet e criptografa o tráfego da internet ao sair do seu dispositivo, para que você possa navegar no Safari com mais segurança e privacidade;
  • O recurso Ocultar Meu E-mail permite criar endereços de e-mail exclusivos e aleatórios que encaminham para a sua caixa de entrada pessoal, para que você possa enviar e receber e-mails sem precisar compartilhar seu endereço de e-mail verdadeiro;
  • O recurso Vídeo Seguro do HomeKit é compatível com a conexão de mais câmeras de segurança sem consumir sua franquia de armazenamento do iCloud;
  • O domínio de e-mail personalizado permite criar seu endereço de e-mail personalizado no Mail do iCloud e convidar familiares para usarem o mesmo domínio.

Acessibilidade

  • A exploração por imagem com o VoiceOver permite obter ainda mais detalhes sobre pessoas e objetos, além de saber mais sobre textos e dados de tabelas em fotos;
  • As descrições de imagem do VoiceOver na Marcação permitem adicionar suas próprias descrições de imagens que podem ser lidas pelo VoiceOver;
  • Ajustes por app permitem personalizar os ajustes de tela e tamanho do texto apenas para os apps que você desejar;
  • Sons de fundo reproduzem ruído equilibrado, brilhante ou escuro, e sons de oceano, chuva e riacho continuamente no fundo para mascarar ruídos indesejados do ambiente ou externos;
  • Ações de som para o Controle Assistivo permitem controlar o iPhone usando apenas sons bucais simples;
  • É possível importar audiogramas nos Ajustes para personalizar Adaptações de Fone de Ouvido com base em resultados de seu exame auditivo;
  • Os novos idiomas de Controle por Voz incluem chinês mandarim (China continental), cantonês (Hong Kong), francês (França) e alemão (Alemanha);
  • Opções de Memoji incluindo um implante coclear, tubos de oxigênio ou um capacete mole.

Esta edição também inclui outros recursos e melhorias:

  • O áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça proporciona uma experiência ainda mais imersiva a músicas Dolby Atmos com AirPods Pro e AirPods Max;
  • Os aprimoramentos de atalhos de teclado incluem mais atalhos de teclado, um visual compacto redesenhado e organização melhor por categorias;
  • O recurso Contatos para Recuperação de Conta do ID Apple permite que você escolha uma ou mais pessoas de sua confiança para ajudá-lo a redefinir sua senha e recuperar o acesso à sua conta;
  • O armazenamento temporário do iCloud oferece o quanto de armazenamento no iCloud você precisar para criar um backup temporário de seus dados, sem cobrança, por até três semanas ao comprar um dispositivo novo;
  • Os alertas de separação do app Buscar notificam você caso esqueça um dispositivo ou item compatível, e o app Buscar fornecerá itinerários até o seu item;
  • Destaques de jogo de até os últimos 15 segundos de jogo podem ser salvos usando controles de videogame como o Controle Sem Fio Xbox Series X|S ou o Controle Sem Fio Sony PS5 DualSense™;
  • Eventos em apps da App Store ajudam você a descobrir pontualmente eventos em apps e jogos, tais como uma competição de jogos, uma nova estreia de cinema ou experiência com transmissão ao vivo.

A versão do software 15 inclui compatibilidade com novos recursos do HomePod. Esta atualização também inclui correções de erros e melhorias de estabilidade.

  • Selecione um ou dois HomePod mini como alto-falantes padrão da Apple TV 4K para ter um som rico que preenche o cômodo e clareza em diálogos;
  • Controles de reprodução de mídia aparecem automaticamente na Tela Bloqueada do iPhone quando um HomePod mini está tocando música por perto;
  • Defina um nível de graves mais baixo para curtir música sem perturbar os vizinhos;
  • Peça à Siri para ligar a Apple TV, começar a reproduzir um filme favorito e controlar a reprodução enquanto você assiste;
  • A Siri ajusta automaticamente o nível da fala com base no ambiente do cômodo e no volume do usuário;
  • Peça à Siri para controlar dispositivos de casa inteligente em um horário específico, como desligar as luzes em 10 minutos;
  • Estenda o acesso ao HomePod por toda a casa ao ativar o controle por voz da Siri em acessórios compatíveis com HomeKit;
  • Compatibilidade da detecção de pacotes com o Vídeo Seguro do HomeKit.

Nessa página, a Apple lista todas as mudanças envolvendo correções de segurança do iOS/iPadOS 15.

Como instalar

Antes da instalação, é bom saber se o iOS/iPadOS 15 é compatível com o seu aparelho.

Outra etapa importante é fazer um backup, afinal você não quer perder absolutamente nada nesse upgrade, não é mesmo?

Feito isso, vamos ao que interessa!

Instalação OTA (over-the-air)

Essa é a forma mais simples de atualizar seu dispositivo: basta acessar os Ajustes nele próprio e tocar em Geral » Atualização de Software. O update para o iOS/iPadOS 15 estará lá listado, e você só precisa seguir as instruções para completar o processo.

Caso seu dispositivo não tenha espaço suficiente para baixar a atualização, o sistema apagará temporariamente alguns apps para realizar o update — mas não se preocupe, pois tudo será devidamente restaurado com seus dados uma vez finalizado o processo.

Pelo Mac/PC

Outra forma simples de atualizar seu dispositivo é conectando-o ao seu Mac/PC via USB e abrindo o Finder (macOS Catalina) ou o iTunes (macOS mais antigos).

O aviso de que há um update disponível deverá aparecer automaticamente, mas caso isso não aconteça, basta acessar a área “Resumo” e clicar no botão “Buscar Atualização”. Em seguida, siga as instruções na tela e aguarde a finalização do processo.

Instalação manual

A terceira opção é baixar manualmente o pacote de atualização do seu dispositivo e aplicá-lo no Finder/iTunes. Esse método é útil caso você tenha vários dispositivos iguais em casa, já que você precisará baixar o arquivo somente uma vez e não terá de aguardar o download em cada um dos aparelhos.

Na lista abaixo, clique na opção referente ao seu dispositivo para baixar o arquivo apropriado:

Para aplicar a atualização, basta conectar o aparelho ao computador, abrir o Finder/iTunes, ir na opção “Resumo” e clicar no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla  (Option) no Mac ou Shift no PC. Na janela que se abrirá, localize o arquivo baixado e selecione-o. Em seguida, siga as instruções na tela e aguarde.

Instalação limpa

A última opção não é uma alternativa aos caminhos acima listados, e sim um “passo” extra. A instalação limpa é a forma mais fácil de ter seu dispositivo “novinho em folha” mesmo que ele já tenha alguns anos de estrada, já que, essencialmente, o novo sistema será instalado do zero — ao ser religado, o aparelho se comportará como se tivesse saído da caixa, sem quaisquer arquivos ou preferências anteriores.

Isso é positivo por uma série de motivos: além de livrar seu aparelho de arquivos de sistema inutilizados e outros elementos que podem deixá-lo pesado, uma instalação limpa pode ser uma boa oportunidade para você “começar do zero” — isto é, selecionar com cuidado quais apps, fotos, arquivos e dados serão salvos no aparelho zerado.

Claro, não é algo que se precise fazer com frequência. Mas caso você queira, nós ajudamos.

Cuidados necessários

A instalação limpa requer que você certifique-se duplamente — afinal, lembre-se, tudo será apagado! — de que todos os seus dados importantes estão salvos. O iCloud se encarrega disso em relação a quase tudo que existe no seu iPhone ou iPad, então basta acessar Ajustes » [seu nome] » iCloud e verificar quais dos seguintes itens estão ativos.

  • Fotos;
  • Email;
  • Contatos;
  • Calendário;
  • Lembretes;
  • Notas;
  • Mensagens;
  • Safari (informações como favoritos, histórico de navegação, etc.);
  • Casa (seus dispositivos e configurações);
  • Saúde (todos os dados armazenados no app);
  • Wallet (cartões cadastrados no Apple Pay, tíquetes, etc.);
  • Game Center;
  • Siri;
  • Chaves (senhas que você usa no Safari).

Descendo um pouco nessa mesma tela, você pode checar, também, quais apps de terceiros estão usando o iCloud para guardar dados próprios — não se esqueça de deixar a opção ativada em todos aqueles cujos dados você queira restaurar após a instalação limpa.

Vale lembrar, por fim, que vários outros aplicativos (como os do Google ou o Telegram, por exemplo) usam servidores próprios para manter seus dados. Nesses casos, você não precisa se preocupar: basta fazer login neles após a reinstalação do sistema e todas suas informações e arquivos estarão lá como sempre estiveram.

Outros, como o WhatsApp, não trabalham dessa forma e você precisa necessariamente ter feito o backup deles no iCloud para poder resgatar tudo. Então, fique ligado!

Feito isso, podemos prosseguir com a instalação limpa — que pode ser feita de duas formas.

Pelo próprio dispositivo

A opção mais fácil de fazer uma instalação limpa no seu dispositivo é simplesmente atualizando-o normalmente — seguindo os passos de qualquer um dos métodos acima — e, em seguida, restaurando-o às suas configurações de fábrica.

Apagando conteúdo e ajustes do iPhone

Para isso, basta ir em Ajustes » Geral » Redefinir e selecionar a opção “Apagar Conteúdo e Ajustes“, que, bom, destruirá tudo que há no seu aparelho e o retornará ao estado de natureza, como se ele estivesse saindo da caixa. Após esse processo, basta seguir as instruções na tela para reconfigurá-lo e reaver seus dados e arquivos.

Pelo Mac/PC

Também é realizar a instalação limpa pelo seu computador. Se você estiver rodando o macOS Catalina ou superior, o processo é feito pelo Finder; em qualquer versão anterior do macOS ou no Windows, o software utilizado é o iTunes. De qualquer forma, os passos são os mesmos.

Primeiramente, baixe o arquivo IPSW correspondente ao seu dispositivo seguindo os links disponíveis logo acima, na seção “Instalação manual”.

Em seguida, conecte seu iPhone ou iPod touch ao computador via cabo; abra, então, o Finder/iTunes e clique no ícone referente ao dispositivo.

Na aba “Resumo”, clique em “Restaurar iPhone” enquanto segura a tecla . Na janela que se abrirá, selecione o IPSW baixado e siga as instruções da tela para instalar o novo sistema.

Vale lembrar que essa opção, ao contrário do backup do iCloud, não traz de volta aplicativos e configurações que você possa ter feito no seu aparelho, como tamanho de fonte, teclados, alarmes e outras coisas. Portanto, você precisará reconfigurar esses ajustes manualmente e baixar de novo os apps que quiser.


Boa (re)instalação! E, como de costume, deixem dúvidas, impressões e experiências logo abaixo, nos comentários.

Quem já está rodando o iOS/iPadOS 15? 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Kuo “confirma” hole-punch no “iPhone 14 Pro”; Touch ID na tela deverá ficar para 2023

Próx. Post

watchOS 8 é lançado com Atenção Plena, apps Carteira e Casa melhorados e mais!

Posts Relacionados