O melhor pedaço da Maçã.

Editor-chefe do Gizmodo processa a Apple alegando plágio no filme “Tetris”

"Tetris", do Apple TV+

Dan Ackerman, editor-chefe do Gizmodo e ex-diretor editorial da CNET, iniciou uma ação legal [PDF] contra a Apple, a Tetris Company e outras partes, acusando-as de adaptar seu livro sem permissão.

Publicidade

A obra de Ackerman, chamada “The Tetris Effect: The Game That Hypnotized the World”, mergulha nas origens soviéticas do jogo Tetris e na disputa por sua licença global; a história é caracterizada como “um thriller da Guerra Fria com um ângulo de intriga política”.

O autor afirmou que, em 2016, enviou uma cópia do livro para a Tetris Company durante o seu pré-lançamento, mas a empresa teria se recusado a licenciar a sua propriedade intelectual para projetos relacionados à obra. Além disso, ele alegou que a companhia teria enviado uma “carta de cessar e desistir fortemente redigida” para ele quando mostrou interesse em adaptações para o cinema ou a televisão.

“Tetris”, estrelado por Taron Egerton (“Black Bird”), chegou ao Apple TV+ em março passado, depois de estrear no SXSW Film Festival. O filme recebeu aclamação da crítica e atualmente possui uma classificação de 82% no Rotten Tomatoes.

É mencionado na ação judicial que o filme pegou emprestadas “numerosas seções específicas e eventos do livro” e era “semelhante em quase todos os aspectos materiais”. Notavelmente, Ackerman acusa Maya Rogers (CEO1Chief executive officer, ou diretora executiva. da Tetris Holding) e o roteirista Noah Pink de plagiar conteúdos do seu livro para o roteiro.

Ackerman disse, inclusive, que várias cenas são semelhantes a partes do livro, com algumas até parecendo ser diretamente copiadas. Por isso, ele está buscando indenizações equivalentes a 6% do orçamento da produção, estimada em mais de US$80 milhões.

Publicidade

Procurados, os representantes da Apple e da Tetris Company ainda não comentaram o processo em andamento. Kevin Landau, advogado de Ackerman, declarou que a ação visa “prover o respeito e a justiça” que o autor merecidamente tem sob a lei.

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretora executiva.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nomad lança pulseira que brilha no escuro para o Apple Watch

Próx. Post

Aria, inteligência artificial à la ChatGPT, chega ao Opera para iOS

Posts Relacionados