O melhor pedaço da Maçã.

ProMotion dos iPhones 13 Pro é capado em apps de terceiros

No entanto, ainda não está claro se isso é uma limitação ou apenas um bug
ProMotion no iPhone 13 Pro

Com certeza, uma das novidades mais aguardadas para os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max era a tela com taxa de atualização de 120Hz. Pois bem, isso finalmente aconteceu, e nós já até publicamos um vídeo demonstrando a nova tela com a tecnologia ProMotion.

Publicidade

No entanto, parece que nem tudo são flores: conforme descoberto por alguns desenvolvedores que receberam seus novos iPhones hoje, em diversas circunstâncias, as animações dos seus apps só podem ser reproduzidas nos tradicionais 60Hz — em vez da taxa variável entre 10Hz e 120Hz.

Atualmente, o ProMotion em aplicativos de terceiros surte efeito somente ao rolar a tela ou ao abrir o app em si, mas quase todas as outras animações são limitadas a 60Hz. Isso pode causar, em alguns momentos, uma sensação de estranhamento, visto que algumas partes do app estarão mais “fluidas” que outras.

Christian Selig, desenvolvedor do cliente de Reddit Apollo, disse que já obteve reclamações dos seus usuários sobre isso. Curiosamente (ou não), essa limitação só está ocorrendo em aplicativos de terceiros — os apps nativos conseguem atingir a taxa de 120Hz perfeitamente em todas as animações.

Estou correto em ver que as APIs UIView.animateWithDuration não estão rodando a 120Hz no iPhone 13 [Pro]? Pelo visto, a UIScrollView, as dos sistemas e da API Metal rodam, mas o resto ainda está em 60Hz?

Algo a se notar é que isso não ocorre nos iPads Pro, que contam com a tecnologia ProMotion e têm animações fluidas por todos o sistema (incluindo aplicativos de terceiros) desde 2017.

Pensando por um lado mais técnico da situação, há uma possível alternativa para essa limitação nas APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. SceneKit e SpriteKit, e essa solução está sendo investigada por alguns desenvolvedores. Há também a possibilidade de que a Apple tenha incluindo essa limitação nos novos iPhones para economizar bateria.

A Maçã já incluiu uma nova API no iOS 15 que permite aos desenvolvedores declararem a taxa de atualização preferida para os seus apps. Mas, até o momento, isso não está surtindo efeito.

Publicidade

Por enquanto, ainda não está certo se isso tudo é apenas um bug do iOS 15 ou uma limitação permanente dos novos iPhones. No mais, nos resta esperar que a Apple se pronuncie sobre o problema… ou o corrija, claro.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fotos: nova loja da Apple em NY tem área de retirada, Today at Apple renovado e mais

Próx. Post

Especiais clássicos de “Fraggle Rock” chegam ao Apple TV+

Posts Relacionados