O melhor pedaço da Maçã.

Apps criados em Electron estão sendo rejeitados pela Apple

Isso fez com que os desenvolvedores especulassem (e conspirassem)
Logo da Electron

Diferentemente do macOS, todos os apps para iOS devem ser instalados exclusivamente por meio da App Store1A não ser alguns empresariais, os quais podem ser distribuídos pela própria empresa.; nos Macs, desenvolvedores podem distribuir seus softwares tanto pela Mac App Store quanto pela web — entretanto, isso não significa que eles não passem pelo crivo da Maçã.

Publicidade

Considerando o rigoroso sistema de avaliação da Apple, um desenvolvedor relatou que alguns apps criados com Electron (um framework que permite distribuir web apps como softwares para macOS e Windows, a exemplo do Slack) estão sendo rejeitados durante a revisão da Mac App Store.

Muitos desses softwares são distribuídos pela web. Contudo, vários outros utilizam a plataforma da Maçã — até para dar mais confiabilidade ao usuário na hora de baixá-los. Em resposta ao desenvolvedor, a Apple disse que os softwares estão usando APIs2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. privadas para executar ações em segundo plano. A companhia determina, ainda, que o uso contínuo desse tipo de recurso pode acarretar na exclusão do perfil de desenvolvedor:

Continuar usando ou ocultando APIs não-públicas em envios futuros deste aplicativo pode resultar no encerramento da sua conta de desenvolvedor da Apple e na remoção de todos os aplicativos associados da App Store.

Numa discussão no GitHub, muitos desenvolvedores afirmam que tais APIs não estão em seus apps propriamente ditos, mas fazem parte de uma “estrutura subjacente” do framework, a qual aparentemente é usada há anos. O que aconteceu é que Apple atualizou as diretrizes de revisão de apps e passou a filtrar o uso desses códigos, que incluem: CAContext, CALayerHost, NSAccessibilityRemoteUIElement, NSNextStepFrame, NSThemeFrame e NSURLFileTypeMappings.

Publicidade

Embora a Maçã já tenha se posicionado sobre o caso, alguns desenvolvedores estão conspirando que o aumento do número de apps rejeitados se deve à introdução do Mac Catalyst, um recurso oferecido pela Apple para ajudar os desenvolvedores a criarem apps compatíveis tanto com o iPadOS quanto com o macOS.

Como dissemos, se os desenvolvedores não quiserem enviar seus aplicativos à Mac App Store, eles poderão publicá-los de forma independente na web. No entanto, a partir do macOS Catalina, os apps precisam estar credenciados a uma conta de desenvolvedor registrada para que eles possam passar pelo Gatekeeper, o sistema de segurança nativo do Mac.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    A não ser alguns empresariais, os quais podem ser distribuídos pela própria empresa.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo smartwatch da Xiaomi, cópia do Apple Watch, é apresentado

Próx. Post

Apple libera versões beta do iOS/iPadOS 13.3, do watchOS 6.1.1 e do tvOS 13.3 [atualizado 5x]

Posts Relacionados