O melhor pedaço da Maçã.

AssistiveTouch será exclusivo dos Apple Watches Series 6, 7 e SE

Infelizmente, os relógios mais antigos não receberão os novos recursos de acessibilidade
AssistiveTouch do Apple Watch

Dentre as — francamente, não muitas — novidades do watchOS 8, uma chamou a atenção: a chegada do AssistiveTouch, o conjunto de recursos de acessibilidade da Maçã, ao Apple Watch. Já falamos aqui sobre as capacidades que o relógio adquirirá com a atualização, permitindo que você controle a interface com gestos da mão e movimentos do pulso — uma funcionalidade essencial para pessoas com deficiências, mas muito útil também para o público em geral.

Publicidade

Só há um problema: conforme recentemente divulgado pela empresa, apenas usuários de modelos mais recentes poderão usufruir das novidades. Mais precisamente, o AssistiveTouch do watchOS 8 será compatível somente com o Apple Watch Series 6, o Apple Watch SE e, claro, com o vindouro Apple Watch Series 7.

AssistiveTouch no Apple Watch

Este documento de suporte traz mais detalhes sobre o recurso — e nota, já no título, a limitação dos modelos que receberão o AssistiveTouch. A Apple não explicou a razão para a funcionalidade ser restrita aos modelos mais recentes do Apple Watch, mas é de se crer que ela esteja ligada a sensores atualizados e processadores mais modernos, capazes de registrar os movimentos continuamente.

De qualquer forma, a página de suporte já tratou de detalhar como você pode usar o AssistiveTouch no relógio. Entre as ações suportadas pelo recurso, você pode simular um toque/deslizar do dedo na tela, o acionamento e o giro da Digital Crown, o acionamento do botão lateral, o acesso à Central de Notificações, à Central de Controle, ao Dock, ao Apple Pay, à tela de apps, à Siri e muito mais. Basicamente, todo o controle pode ser feito por meio de gestos.

Publicidade

E que gestos são esses? Os movimentos padrão são os de juntar dois dedos (uma ou duas vezes) e apertar a mão (uma ou duas vezes). Com eles, você pode mostrar o chamado Menu de Ação (que exibe todas as opções listadas no parágrafo anterior), navegar pelas opções e selecionar a desejada. Também é possível usar o recurso Cursor de Movimento inclinando o Apple Watch para direcionar um cursor na tela e controlar a interface do relógio.

São novidades muito bem-vindas, naturalmente — pena, entretanto, que os usuários de modelos mais antigos do Apple Watch ficarão de fora.


Comprar Apple Watch SE de Apple Preço à vista: a partir de R$3.059,10
Preço parcelado: a partir de R$3.399,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Retransmissão Privada do iCloud+ ainda expõe dados de usuários

Próx. Post

No “Fantástico”, estrelas de “The Morning Show” falam sobre nova temporada

Posts Relacionados