Este é aquele momento em que nós alertamos: tirem os fracos de coração da sala, porque os parágrafos a seguir terão uma grave abundância de aparelhos obscenamente caros maltratados, agredidos e destruídos. Sim, os testes de queda dos novos iPhones estão entre nós. 😜
Mais precisamente, os corajosos canais concentraram-se, ao menos inicialmente, nos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max. O EverythingApplePro, por exemplo, colocou os dois aparelhos lado a lado nos testes para entender se a nova geração apresenta alguma diferença, em termos de resistência, em relação à anterior — lembrando que os aparelhos engordaram alguns gramas de um ano para o outro, então a gravidade joga contra os irmãos mais novos.
Surpreendentemente, o iPhone 13 Pro Max — que é oficialmente o iPhone mais pesado de todos os tempos, vale notar — se deu melhor do que o 13 Pro nos testes. A tela do aparelho menor não resistiu a uma queda da altura da cabeça, enquanto o vidro de trás se estilhaçou após uma queda de aproximadamente 3 metros. O 13 Pro Max também quebrou nesse teste mais pesado, mas ambos os aparelhos continuaram funcionando.
O canal PhoneBuff, por sua vez, colocou o iPhone 13 Pro Max contra o Galaxy S21 Ultra no seu famoso teste de queda — que, para ter um pouco mais de rigor, usa braços robóticos para garantir que os aparelhos tenham condições iguais de disputa rumo ao duro e frio concreto.
O aparelho da Samsung se saiu melhor nas rodadas iniciais: embora as traseiras dos dois tenham estilhaçado na queda inicial, o dano foi menor no Galaxy — as câmeras, por exemplo, ficaram protegidas pela moldura de metal do dispositivo, ao contrário do calombo inteiramente de vidro do iPhone.
O dispositivo da Maçã também teve danos mais sérios ao longo das quedas seguintes, com pedaços do vidro traseiro se descolando do aparelho progressivamente — um resultado que o colocou atrás do Galaxy no resultado geral do teste e foi pior, inclusive, que o desempenho do iPhone 12 Pro Max no início do ano.
Por fim, o canal da Allstate Protection Plans, uma companhia de seguros, fez um teste com os iPhones 13 e 13 Pro — os dispositivos foram testados com e sem cases, para aferir o quão mais resistentes eles são quando protegidos com as capinhas.
No fim das contas, a companhia determinou que a nova geração dos iPhones tem resistência bem semelhante em relação aos iPhones 12 — o que parece ser o objetivo da Apple este ano, já que, ao contrário do ano passado, nenhum marketing sobre “durabilidade aprimorada” foi divulgado em relação aos novos modelos.
De qualquer forma, a receita de sempre ainda vale: capinha (mais película, talvez), muito cuidado e, de preferência, AppleCare+ na veia.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.