O melhor pedaço da Maçã.
Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Teardown do iPhone 13 Pro revela bateria em “L”, “novo” Face ID e mais

Confira o que mudou por dentro

Como de costume, após o lançamento de novos iPhones, a iFixit realiza o seu tradicional teardown completo dos novos modelos — explicitando todas as mudanças nos componentes internos.

Publicidade

Desta vez, ela fez uma desmontagem ao vivo do iPhone 13 Pro e o comparou ao seu antecessor, o 12 Pro.

YouTube video

O vídeo é bem longo, então separamos abaixo alguns dos principais pontos do teardown. Vamos às diferenças?

Antes de abrir os novos devices, a iFixit os colocou sob um raio-X e, de cara, já podemos identificar o anel magnético MagSafe, as placas lógicas, os estabilizadores das câmeras e, vejam só, baterias em formato de “L”.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Esse formato é algo novo em relação à geração passada, entretanto, o iPhone 13 continua com uma bateria tradicional. No 13 Pro, agora há uma célula de 3.095mAh, de 11,97Wh (contra 10,78Wh do iPhone 12 Pro) e com capacidade medida de 12,11Wh.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Como de costume, os novos iPhones são fechados por adesivos, e os cabos da tela ficam dispostos do lado esquerdo do chassi. Para acomodar a nova bateria em “L” do 13 Pro, a placa lógica foi deslocada para cima.

Visualmente, o Taptic Engine parece estar menor este ano, algo que já suspeitávamos; no entanto, agora ele também está mais denso — pesando 6,3 gramas em 869,4mm³, contra 4,8 gramas em 764.27mm³ do modelo anterior.

Em termos de tela, a iFixit suspeita que a Apple esteja usando painéis OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. integrados ao toque, reduzindo custo, espessura e a quantidade de cabos necessários.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Para alcançar seu objetivo de um notch reduzido, a Apple precisou repensar um pouco o sistema TrueDepth. O Flood Illuminator e o projetor de pontos foram integrados em um único módulo, posicionado entre a câmera frontal e a infravermelha. Diferentemente dos anos anteriores, o alto-falante não foi instalado integrado ao display, ficando agora preso ao chassi — algo que pode facilitar a sua troca.

Obviamente, o sistema de câmeras triplo do iPhone 13 Pro está de fato bem maior que o do ano passado, a fim de acomodar as novas e maiores lentes. Eis uma comparação com o modelo anterior:

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

A bandeja para o cartão SIM do 13 Pro agora está integrada à sua placa lógica, a qual teve alguns dos seus cabos simplificados/redesenhados. Há, também, um módulo de 6GB de RAM2Random access memory, ou memória de acesso aleatório. (LPDDR4X), e o aparelho é equipado com um modem Qualcomm SDX60M. Não há qualquer sinal que indique a presença de um modem dedicado a comunicação por satélite, conforme rumorado por diversos analistas.

A iFixit deu ao iPhone 13 Pro uma nota 5 (de um total de 10) em reparabilidade, um ponto abaixo do 12 Pro. Algumas partes ainda podem ser trocadas, como a bateria (porém com avisos do sistema); já a troca da tela, como já noticiamos, inviabiliza o uso do Face ID — segundo a iFixit, porque cada display parece ter um código de série ligado ao dispositivo.

Publicidade

A iFixit ainda deve liberar o teardown mais detalhado de outros aparelhos da linha. Mas, por enquanto, a assistência técnica alemã Kaputt já publicou um vídeo de desmontagem do modelo normal e do mini.

YouTube video

O que acharam das mudanças deste ano?

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beats Studio3 Wireless ganha edição limitada A-COLD-WALL

Próx. Post

Veja como as caixas de iPhones 13 podem ser lacradas de volta

Posts Relacionados