O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App Mensagens no iPhone

Bug no Mensagens do iOS 15 apaga fotos salvas pelo usuário

Caso você receba alguma foto importante pelo mensageiro, é bom ter cuidado

O iOS 15 definitivamente não entrará para o rol de lançamentos mais suaves da Apple: desde a sua chegada para todos os usuários, na semana passada, já tivemos relatos de uma série de bugs e falhas (algumas menores, outras mais graves) no sistema. E agora, mais um — desta vez, relacionado especificamente ao Mensagens (Messages).

Publicidade

De acordo com o MacRumors, alguns usuários que já fizeram atualização para o iOS 15 começaram a relatar o sumiço de fotos salvas a partir do mensageiro caso você apague a mensagem original, da qual a imagem foi salva. Pior: a imagem é deletada do seu backup do iCloud — ou seja, caso a pessoa do outro lado não tenha uma cópia do arquivo, ela poderá ser perdida para sempre.

Explicando o bug passo a passo, o que ocorre é o seguinte:

  1. Primeiro, você salva uma imagem compartilhada por um contato numa conversa do iMessage. A imagem está devidamente salva na sua biblioteca de fotos.
  2. Ao voltar ao iMessage, você apaga a mensagem da imagem em questão. A foto continuará salva na sua biblioteca (como deve ser).
  3. Quando o iCloud realizar o próximo backup das suas fotos, entretanto, a imagem será apagada silenciosamente — e sumirá, portanto, da sua biblioteca *e* do seu backup.

O MacRumors recebeu alguns relatos de usuários sofrendo com o problema, e vários outros postaram questões parecidas nos fóruns do site. O problema, inclusive, parece ainda não ter sido corrigido nas novas versões do sistema — o iOS 15.1 beta 2 ainda repete o mesmo comportamento, de acordo com o desenvolvedor Ezekiel Elin.

A Apple ainda não se pronunciou sobre a questão, então se você usa o iMessage com regularidade e já atualizou para o iOS 15, é bom tomar cuidado — até segunda ordem, é uma boa ideia salvar as fotos mais importantes recebidas dos seus contatos em algum serviço de armazenamento externo, como o Google Fotos ou o Dropbox.

Que coisa…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Carlos Ghosn

Apple TV+ terá documentário sobre o brasileiro Carlos Ghosn, ex-CEO da Renault/Nissan

Próximo Artigo
teardown iPad mini 6a geração

Teardown do iPad mini explica "efeito geleca" da tela

Posts Relacionados